Como acertar na escolha do seu estoque infantil?

Você sabe como escolher, de forma adequada, o estoque infantil de sua loja?

A pergunta parece um pouco óbvia, já que as mercadorias armazenadas são indispensáveis para o funcionamento de um estabelecimento comercial. Contudo, por falta de conhecimento, experiência ou uma gestão equivocada, esta pode ser uma das principais razões  de as vendas não estarem prosperando em seu negócio.

Os motivos podem ser diversos: dinheiro que poderia ser investido em melhorias ou ações promocionais parado em estoque, e produtos sem giro, tomando espaço de itens que têm maior saída ou são inovadores são alguns deles.

Para que você não corra o risco de ter a sua lucratividade afetada, é indispensável seguir algumas dicas e utilizar das boas práticas de gestão de estoque.  Confira as principais delas:

Tenha maior previsibilidade de estoque com apoio de um sistema ERP

A melhor forma de minimizar os erros na hora de escolher o estoque infantil de sua loja é visualizando o passado, ou seja, o histórico de entrada e saída de mercadorias. Desta forma, é possível entender o comportamento dos itens em sua loja, identificando aqueles que têm menor e  maior adesão às necessidades de sua clientela.

Contar com o apoio de um software ou sistema ERP (Enterprise Resource Planning, também conhecido como Software de Gestão Empresarial) é a forma mais indicada de analisar estas informações.

Como ele integra todas as áreas da empresa para uma visão sistêmica do negócio, é possível ter com mais exatidão quais produtos foram mais demandados e os que não tiveram o giro tão bom. Dessa forma você conseguirá analisar não apenas qual dos produtos merecem reposição, mas também uma projeção mais concreta da quantidade que deverá ser reposta.

Considere critérios de escolha de produtos para seu estoque infantil

Se você não possui um software ERP para te ajudar a definir quais tipos de produtos devem compor o seu estoque infantil, bem como as suas quantidades, deverá considerar alguns critérios de escolha padrão. Dentre eles: 

Produtos com muita procura

Você certamente sabe quais são os produtos mais procurados em sua loja. Aqueles que nunca podem faltar, pois sempre há alguém buscando por eles. Estes itens devem ser priorizados em seu estoque, garantindo que clientes fiéis e novos consumidores sempre os encontrem no seu estabelecimento comercial.

Itens em alta: tendências e inovações

É também importante estar de olho no mercado. Buscar entender quais são as tendências do momento te ajudará a apostar em novos produtos para seu estoque infantil sem comprometer a lucratividade de sua loja, já que são itens que estão ganhando força de divulgação sem a necessidade de investimento adicional em promoção por sua parte.

Estes itens não devem ser adquiridos em grande quantidade, pois apesar de estarem em destaque, não é comprovado o retorno que te gerará. A propósito, para te ajudar nessa questão, nossa equipe de marketing fez essa pesquisa completa dos brinquedos mais procurados no Google em 2019, isso pode te dar alguns indicadores de personagens, brinquedos e tendências. 

Seguindo o mesmo raciocínio, é importante que você contemple em suas escolhas também os produtos inovadores, que acabaram de chegar ao mercado e que, por isso, ainda não foram contempladas em suas análises de vendas para uma previsibilidade de quantidade.

Aqui, você ganha uma poderosa forma de atrair uma nova clientela ou mesmo de aumentar o seu ticket médio. Contudo, por se tratar de uma inovação, você também precisará se dedicar a uma divulgação mais intensa para garantir que seus potenciais consumidores tomem conhecimento de que sua loja os têm e vão até o seu estabelecimento em busca deles.

Uma dica para ajudar nesta atração é ficar de olho nos canais digitais das marcas destes produtos. É bastante comum encontrar um público em busca de adquiri-los movimentando as redes sociais deste fornecedor. Com a abordagem correta você pode direcionar o interesse de compra em vendas para o seu negócio. 

Outra forma bem eficaz de testar se o produto vai ter saída é fazer uma postagem no Instagram e Facebook perguntando o que seus clientes acham, analise os comentários. Você vai ver que só desse teste já pode sair alguns pedidos e validações do produto pela sua clientela. 

Produtos que geram uma boa margem de lucro

É claro que nem todos os produtos que constam em seu estoque infantil têm uma boa margem de lucro. Alguns deles são considerados estratégicos, gerando baixa lucratividade para sua loja, quando avaliados de forma isolada, mas atraem os olhares dos consumidores para o seu negócio – o que contribui para compras por impulso, para conhecer o seu negócio ou para potencializar novas vendas.

Contudo, a situação citada deve corresponder a uma pequena parcela de seu estoque, que deverá contemplar em maior quantidade os itens que têm uma margem de lucro mais favorável. Caso contrário, seu negócio pouco crescerá em lucratividade.

Itens vendidos pela concorrência

Uma outra forma de definir quais produtos devem ser considerados em seu estoque infantil é observando os seus concorrentes. A ideia é identificar quais itens eles vêm comercializando, usando esta análise como indicativo de uma boa escolha.

Contudo, esta avaliação não pode ou deve ser superficial. Afinal, as lojas concorrentes podem não estar realizando uma boa gestão de estoque, o que contribuirá para onerar ainda mais a operação de sua loja – prejudicando a lucratividade dela.

Opte por produtos de marcas já reconhecidas por seu público

Além de analisar os produtos em si, é importante também considerar o fator “marca”. Nesse sentido, você deve optar por aquelas que têm credibilidade no mercado, mesmo que ela não seja necessariamente “top of mind”.

Em muitos casos, seu cliente poderá ficar em dúvida sobre qual das opções levar para casa e considerar este como um critério de desempate para a escolha.

Considere itens com baixa devolução ou retorno

Além de avaliar todos os pontos citados, é também importante acompanhar e reduzir o armazenamento de produtos que são devolvidos com certa frequência. Estes itens devem constar em seu estoque, se interpretados como positivo atendendo aos critérios que falamos anteriormente.

Contudo, aqui a ideia é não onerar a operação com produtos que, mesmo atendendo a alguns destes critérios, possam aumentar o custo de seu negócio para atendimento e entrega das devoluções. 

Você já conhece os produtos da Angie Oral Care? Vale a pena conhecer, pois são produtos inovadores com boa margem de lucro, baixo investimento e alta procura. Conheça melhor e verifique se tem alinhamento com seu estoque infantil.

Comentários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp