Brinquedos antigos

Brinquedos antigos de volta à moda puxam vendas na pandemia

A pandemia do novo Coronavírus trouxe grandes mudanças no comportamento do consumidor, sobretudo em função das medidas de distanciamento social recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Isso impactou a forma como as pessoas trabalham, consomem e, claro, se divertem. Dentro de casa, pais e mães tiveram que encontrar alternativas para distrair os filhos e tirar, pelo menos um pouco, o foco da pandemia. 

O relacionamento mais próximo dos integrantes da casa impactou diretamente as vendas no mercado de brinquedos.  No período de 15 a 28 de março, logo no ínicio do isolamento, houve um aumento de 434% na procura por brinquedos e jogos, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A média de gasto por compra (ticket médio) ficou em R$ 175,26. 

Isso foi impulsionado graças ao crescimento do e-commerce durante a pandemia da Covid-19. Para ter uma ideia, cerca de 135 mil lojas migraram para o comércio eletrônico desde o início da quarentena, ainda de acordo com a ABCcom. 

Entre as compras feitas pelos consumidores, é possível destacar a de jogos antigos. Quebra-cabeças, jogos de encaixar e tabuleiros ganharam destaque durante o isolamento, já que tem o poder de unir a família e construir boas memórias, mesmo que o cenário atual não seja dos melhores. 

Além disso, esses jogos são uma excelente alternativa para combater a ansiedade. Isso porque os jogadores concentram a energia em uma única tarefa e fazem uma pausa em meio ao estresse da pandemia. Outra questão é que os jogos trazem uma sensação positiva de controle, mesmo tendo que aguardar em casa o desfecho de toda essa situação. 

Ficou interessado no assunto? Então, confira uma lista com alguns brinquedos antigos que estão sendo bem vendidos pandemia. 

Quebra-cabeças

 

O quebra-cabeça é, sem dúvidas, um dos grandes destaques em vendas nesta quarentena. Nos EUA, houve um aumento de dez vezes nas compras em quebras-cabeças na Puzzle Warehouse. Já no Brasil, o grupo Ri Happy, marca pioneira no país no comércio de brinquedos via internet, registrou um aumento de três vezes nas vendas de jogos com mais de 1.000 peças, que custam por volta de R$ 50,00, através da loja virtual.

O que é mais curioso é que esse jogo é bastante antigo e offline… Então, por que ele está fazendo tanto sucesso agora?

A resposta está na forma como o jogo é jogado. Por ser uma atividade feita em espaços interiorizados, o quebra-cabeça estimula a socialização e o trabalho em equipe. Ou seja, ficar em casa é uma estratégia que não ajuda somente a combater à doença, mas, sim, a montar a imagem do quebra-cabeças e se divertir com a família. 

Jogos de montar

Jogos de montar também se destacaram nas vendas do mercado de brinquedos. Com os pequenos em casa, os pais precisam de uma atividade recreativa para as crianças, mas que ajudem na distração de todos da casa. 

Os brinquedos da Lego, por exemplo, cresceram 64% em relação ao mesmo período do ano anterior no eBay da Austrália, atingindo picos que ultrapassavam os 90% aos domingos à noite. 

Segundo dados da Criteo, as vendas da categoria bloco de montar – blocos de montar e encaixar, blocos de espuma e blocos de madeira – subiram em diversos países. Confira abaixo os números:

  • México (+58%)
  • Itália (+60%)
  • França (+79%)
  • Alemanha (+96%)
  • Brasil (+119%)
  • Japão (+130%)
  • Austrália (+131%)
  • EUA (+140%)
  • Reino Unido (+143%).

Jogos de tabuleiro

Muitas pessoas estão descobrindo (ou redescobrindo) os jogos de tabuleiro. Apesar da popularidade dos games online, jogos off-line, como Banco Imobiliário e Jogo da Vida, nunca saíram de moda e continuam a divertir pessoas de todas as idades. 

Assim como no combate ao novo Coronavírus, todos estão juntos para vencer um desafio nos jogos de tabuleiro. Isso serve como uma ferramenta para que o tempo dentro de casa seja gasto com qualidade. 

É uma atividade que traz um retorno de convivência, empatia entre as pessoas e socialização com os próprios membros da casa. 

Muitas famílias estão tirando proveito dos brinquedos antigos para suportar os dias em confinamento. Jogos clássicos, quebra-cabeças, livros de colorir e massinhas de modelar são bons exemplos que estão fazendo sucesso neste período. 

Se o seu negócio ainda não conta com nenhum brinquedo como este, está na hora de começar a considerá-los em suas estratégias de negócio. Afinal, os hábitos e comportamentos dos consumidores mudaram para sempre e os donos de lojas infantis precisam acompanhar essas mudanças. 

Se você curtiu o assunto deste post, não pode deixar de fazer o download da pesquisa de brinquedos mais procurados no Brasil. O conteúdo vai ajudá-lo a desenvolver insights para a sua empresa durante e depois da pandemia. 

Fique ligado nas próximas publicações do blog da Angie Care! Aqui você encontra tudo o que precisa saber para ficar antenado no mercado de brinquedos.

Comentários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp