como aumentar as vendas no Instagram

Como aumentar as vendas no Instagram de loja infantil

Saiba como aumentar as vendas no Instagram de maneira orgânica e usar a rede social a favor do seu negócio!

É quase impossível encontrar uma pessoa que não tenha uma conta no Instagram. Lançada em 2010, a rede social possui mais de um bilhão de usuários ao redor do mundo. O aplicativo se tornou uma das principais plataformas para o compartilhamento de fotos e vídeos, além de outros formatos. 

Para os empreendedores, isso é uma grande vantagem. Afinal, é possível utilizar o Instagram para divulgar o negócio, criar estratégias eficazes de venda e atingir mais pessoas. Mas o que muita gente se pergunta é: como aumentar as vendas no Instagram

Em empreendimentos do setor infantil, por exemplo, é possível fazer vídeos curtos de produtos, criar catálogos separados por categorias, realizar atendimento aos clientes e muito mais. 

Pensando nisso, preparamos um guia completo de como aumentar as vendas no Instagram de uma loja infantil. Prepare-se para conferir 10 dicas valiosas sobre o tema. Temos certeza que você terá ótimos resultados.

1 – Mantenha o perfil completo

De nada adianta criar uma conta no Instagram e deixar as informações desatualizadas. É essencial que você preencha com todas as informações do seu negócio, como localização, descritivo da marca, produtos, formas de pagamento, entrega e muito mais. 

São diversos detalhes, mas, assim que você transformar seu perfil em uma página comercial, o próprio Instagram vai te direcionando para que você coloque todos os dados. Mas não se esqueça de atualizar a descrição e o link do perfil, tá bom?

É importante revisar sempre as informações. Afinal, o marketing digital está sempre mudando e você precisa informar o seu cliente exatamente aquilo que ele precisa saber. 

2 – Tenha uma lojinha cadastrada com seus produtos infantis

Cada vez mais as pessoas estão utilizando a aba “Shopping” para realizar suas compras sem sair do Instagram. Então, por que não colocar sua loja infantil também neste espaço?

Isso significa que você pode marcar os seus produtos nas publicações orgânicas. Dessa forma, os clientes podem ter mais informações sobre a mercadoria direto pelo app, de modo interativo e imersivo. 

Aqui vai um passo a passo de como criar a sua loja virtual no Instagram:

Passo 1: Migre para o perfil comercial no Instagram;

Passo 2: Vincule a sua conta à uma página do Facebook;

Passo 3: Carregue o seu catálogo de produtos manualmente ou de maneira automática com os parceiros certificados na plataforma;

Passo 4: Depois de conectar o catálogo, só enviar a sua conta para análise;

Passo 5: Nas configurações, habilite o modo de comprar no perfil;

Passo 6: Marque os produtos nas próximas publicações.

3 – Crie e planeje sua linha editorial

É importante planejar o conteúdo que você vai postar. Isso porque não basta apenas fazer publicações para gerar vendas, mas também produzir conteúdos que tragam valor e temas interessantes para o seu público alvo. 

Além de pensar em como aumentar as vendas no Instagram, também é válido pensar em como construir autoridade com seus consumidores. Tudo isso através de uma boa estratégia de conteúdo para loja infantil

Algumas ideias são dar dicas para a rotina das mamães, como utilizar brinquedos educativos, criar enquetes e muito mais. 

É importante colocar tudo isso em um calendário editorial para organizar o que vai entrar na sua página do Instagram. 

4 – Poste nos melhores dias e horários

A verdade é que não existe um horário mágico para postar no Instagram. 

Durante a manhã e no final da tarde até são bons horários, mas é importante que você verifique os “Insights” da própria plataforma. Com isso, você vai entender os principais dias e horários que a sua audiência está ativa. 

Para acessar, basta tocar em “Insights” no perfil da sua conta no Instagram. A página mostra o desempenho nos últimos dias, incluindo os períodos em que seus seguidores estão mais ativos. Faça uma análise minuciosa e distribua os seus posts com base nestes números. 

5 – Crie legendas engajadoras e coloque boas hashtags

Na hora de fazer suas publicações, pense em legendas que possam gerar o comentário de um cliente da sua loja infantil. 

Por exemplo: Você prefere o brinquedo X ou o brinquedo Y?; Qual é o desenho favorito do seu pequeno?

Dessa forma, será possível aumentar o engajamento através de comentários de pessoas reais que acompanham a sua página. Não se esqueça de sempre responder, tá bom?

Também é válido procurar hashtags relevantes do seu segmento. Veja o que os concorrentes estão fazendo e selecione de 10-15 hashtags para colocar em todo post que fizer. 

Mas nada de copiar e colar a nuvem de hashtags do amiguinho, hein? Procure construir a sua própria. 

6 – Faça vídeos para o Reels

A aba “Reels” é para o compartilhamento de vídeos verticais no Instagram. Esse formato foi criado para bater de frente com o TikTok, rede social concorrente. 

Os vídeos são envolventes, curtos e podem ser criados utilizando o catálogo de músicas geradas pelos usuários no aplicativo. Além disso, também é possível aplicar diversos efeitos para deixar os conteúdos ainda mais dinâmicos. 

Os benefícios deste tipo de conteúdo são enormes. Confira mais:

  • Possui maior entrega orgânica. Ou seja, atinge mais usuários (incluindo os que ainda não te seguem);
  • Destaca conteúdos relevantes;
  • Cria conexão com o público através de trends;
  • É mais rápido do que outros formatos;
  • O Instagram valoriza quem faz mais reels;

Sendo assim, não perca tempo para usar o Reels para vender mais através do Instagram. Utilize a ferramenta para divulgar as novidades da sua loja e outros diferenciais. 

7 – Use os Stories para fidelizar o público

Publicar todos os dias nos stories é uma excelente forma de fidelizar o público que você já tem. Isso porque dá pra conversar melhor com os seguidores e mostrar o que a galera mais gosta de ver. 

Também dá pra usar os stories para compartilhar um lado da empresa que o público não vê, como o empacotamento de produtos, as pessoas que fazem parte da equipe e muito mais. 

Aproveite o espaço para construir curiosidade e incentivar as pessoas a entrarem em contato de forma orgânica com sua loja infantil. 

8 – Faça lives commerce

Fazer lives no Instagram testando e mostrando os seus produtos é uma excelente forma de trazer conversão. Isso porque quem participa do “ao vivo” sente uma grande necessidade de comprar o item, além de interagir com a marca. 

Sendo assim, vale pensar em uma dinâmica para a live da sua loja infantil. Você pode apresentar um lançamento, fazer um tutorial, oferecer cupons de desconto, falar sobre novidades e muito mais. 

É importante se programar para que nada dê errado. Afinal, não tem concerto no ao vivo. 

9 – Utilize o inbox para fazer gerar vendas e fazer pós atendimento

O Instagram inbox é um canal direto com o cliente da sua loja infantil. É através deste espaço que os consumidores vão tirar suas dúvidas, mandar elogios ou reclamações e até fazer compras. 

Sendo assim, pense em uma forma de fazer gestão do inbox de maneira assertiva. Você pode criar um manual de respostas padrão para responder às principais dúvidas dos seus seguidores, por exemplo. 

Caso tenha um negócio grande, vale a pena contratar uma equipe apenas para responder os usuários e tratar os casos de pós-venda. 

10 – Trabalhe com influenciadores

O Brasil é o campeão mundial em número de influenciadores digitais, principalmente no Instagram – são mais de 10 milhões de contas. Então, se você quer aumentar as vendas na rede social, considere contratar alguns nomes para divulgar a sua marca. 

E não precisa ser perfis com milhões de seguidores. A seleção deve se basear no engajamento e na afinidade com o público. 

A dica é ser detalhista. Ver sobre o que aquele influencer fala nas redes sociais, os comentários, comunicação nos stories e muito mais. 

Também vale contratar influenciadores regionais para divulgar a sua loja infantil para uma região específica. 

Dessa forma, será possível expandir o awareness da marca e gerar mais resultados. 

Agora que você já sabe como aumentar as vendas no Instagram da sua loja infantil, aproveite para saber como escolher brinquedos para revender

Comentários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp