Como fazer um bom atendimento ao cliente

5 dicas para promover o sucesso do seu negócio por meio do bom atendimento

Hoje em dia é muito comum que as marcas que antes funcionavam apenas no meio físico migrem para o ambiente online, bem como as empresas que já nasceram no universo virtual, se envolvessem também com lojas físicas. De um lado, o atendimento virtual é uma aposta interessante para muitos negócios, já que se trata de uma solução que traz importantes vantagens.

Dentre elas, pode-se destacar a diminuição de despesas, maior velocidade de resposta, bem como a facilidade do atendimento ao público. Por outro lado, o setor offline é também uma das formas mais importantes de fazer um bom atendimento ao cliente. Isso porque ele envolve a humanização deste contato, afinal, os consumidores terão uma pessoa real dedicando-se a solucionar suas questões — o que é um diferencial para muitos clientes.

Mas, afinal, que tipo de estratégias podem ser colocadas em prática para aproveitar todos os benefícios que o bom atendimento oferece, como atração e fidelização dos compradores? É sobre isso que vamos discutir neste post. Portanto, se quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

5 dicas sobre como fazer um bom atendimento ao cliente

Tanto do ponto de vista das lojas online quanto daquelas que ainda estão em um contexto offline, o bom atendimento ao consumidor demanda boas estratégias. Afinal, em ambos os modelos de negócios, estabelecer um canal de comunicação eficiente é uma tarefa de extrema relevância. Mas, então, o que fazer para que o atendimento seja satisfatório?

Em primeiro lugar, é necessário estabelecer os objetivos e metas da sua marca em relação a esse tipo de serviço. O que procuram os clientes da sua loja infantil? Quais pontos você ainda precisa melhorar? Que tipo de ações podem ser colocadas em prática para oferecer um atendimento de excelência?

Definidas essas e outras questões, o próximo passo é entender o perfil dos seus clientes. Quem é a sua persona? Quais são suas dores e preferências? Com tudo isso bem definido, confira, abaixo, dicas práticas que você deve conhecer para oferecer um bom atendimento ao cliente de loja infantil.

  1. Antecipe situações

Ser mais proativo é uma característica determinante para o sucesso de um negócio, uma vez que antecipar determinadas situações pode facilitar o processo de identificar situações e eventualidades das quais sua loja não está isenta, especialmente durante o dia a dia de uma loja de roupas ou brinquedos infantis.

No entanto, para oferecer um atendimento pautado na proatividade, é necessário estabelecer ações mais dinâmicas, sem ter em conta o estímulo dos compradores. Assim, você pode, por exemplo, enviar uma mensagem oferecendo suporte ou esclarecendo dúvidas, mesmo que não lhe tenha sido solicitado antes.

Dessa forma, seu negócio estará mostrando preocupação em relação a satisfação do consumidor, especialmente no que se refere o bom atendimento, a fidelização e a construção de uma jornada de compras encantadora para os consumidores da sua marca.

  1. Invista em uma boa comunicação

Para alcançar resultados expressivos em sua loja, a comunicação com os clientes deve se dar de forma prática e fácil. Sendo assim, pouco adiantaria ter uma equipe altamente qualificada, caso os canais de atendimento ao consumidor fossem inacessíveis, por exemplo.

Nesse contexto, é indispensável que a experiência do comprador seja apoiada por novos mecanismos de interação entre a marca e o cliente. Para tanto, uma boa saída é oferecer canais alternativos de atendimento, seja por meio de links exclusivos ou formulários estratégicos dentro da sua loja.

  1. Atenção na abordagem

Pouco adianta ter uma excelente comunicação e ser proativo, caso as estratégias para abordar o cliente não sejam eficientes. Imagine, por exemplo, uma equipe de vendas que acaba tendo momentos de falta de empatia durante o atendimento. Ignorar ou ser mal-educado, nesse contexto, pode comprometer de modo bastante significativo o seu negócio.

Nessa situação, as chances de que o consumidor nunca mais volte a comprar com você são muito altas. Para piorar, esse tipo de atitude pode passar uma imagem negativa da sua empresa. Logo, é essencial conhecer a fundo o seu público e criar mecanismos de aproximação, a fim de evitar um atendimento banalizado e desafiador.

  1. Valorize o seu cliente

A valorização dos consumidores é fundamental para um bom atendimento em lojas infantis. Assim, ao entrar em contato com o seu negócio, busque entender os desejos do cliente, bem como ter empatia, de modo a lhe proporcionar uma melhor experiência de compra e um suporte adequado.

Fazendo isso, certamente o consumidor terá maior disposição na hora de negociar com sua empresa e, assim, maiores serão também as chances de fidelizar essa pessoa. Consequentemente, o ticket médio da sua marca poderá ser elevado — sem mencionar que, ao se sentir valorizado, o consumidor se tornará um defensor da sua marca.

  1. Não se esqueça do pós-venda

Fazer uma venda para a mesma pessoa diversas vezes tem um custo menor do que desenvolver ações para conquistar novos clientes, afinal, os esforços para criar um relacionamento, neste caso, são consideravelmente maiores. Exatamente por isso, caprichar no pós-vendas é imprescindível para atingir bons resultados em vendas.

Por meio do pós-venda, pode-se orientar os clientes em relação às melhores formas de aproveitar as soluções que sua empresa oferece, que canais estão disponíveis para tirar dúvidas, bem como resolver eventuais questões que surgirem. Com esse cuidado, aumenta também a credibilidade da marca e confiança para com os consumidores.

Agora você já sabe como fazer um bom atendimento ao cliente de loja infantil. Viu como é importante, mas ao mesmo tempo, fácil investir em boas estratégias para um atendimento de excelência? Independentemente do tamanho da sua loja, criar um vínculo é um diferencial que a tornará reconhecida no mercado, que já é extremamente competitivo.

O que achou das dicas e informações que trouxemos neste conteúdo? Se gostou, o que acha de descobrir quais são os produtos mais vendidos na internet, segundo o Mercado Livre?

Comentários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp