Como fidelizar clientes

5 passos simples para fidelizar clientes em sua loja infantil

Em um cenário de extrema competição entre as empresas de diferentes segmentos — com destaque especial para o comércio varejista de roupas infantis —, atrair clientes tornou-se uma tarefa vital para a sobrevivência das marcas. Contudo, a lealdade do consumidor é ainda mais importante, já que atrair novos compradores custa, hoje em dia, muito mais caro do que fidelizar quem já compra da sua loja.

Nesse contexto, o maior empenho dos empreendedores do setor deve estar em aprender como fidelizar clientes, ao invés de ir atrás de novas pessoas, já que financeiramente a primeira alternativa é mais viável que a segunda. Portanto, se você não sabe quais ações desenvolver no seu negócio, não se preocupe. Abaixo, listamos 5 dicas incríveis que irão ajudá-lo nessa jornada. Vamos lá?

  1. Pense no perfil do seu público

É pouco provável construir uma linha de comunicação eficiente com um consumidor, se não dominamos a nossa persona. Nesse sentido, o primeiro passo na elaboração de estratégias bem-sucedidas é entender, de fato, com quem estamos conversando, a fim de captar, por exemplo, suas necessidades mais urgentes.

A partir da definição exata de determinadas características do comprador ideal da sua loja infantil, será mais fácil reconhecer, no público-alvo, suas necessidades e anseios. Como consequência, a criação de estratégias passará a ser uma atribuição natural, sobretudo no que concerne à fidelização das pessoas.

Nesse contexto, é importante estar atento a detalhes como:

  • idade e gênero do cliente ideal;
  • características psicológicas;
  • lista de desejos e interesses;
  • profissão;
  • estilo de vida;
  • comportamento de compra;
  • redes sociais em que está presente, etc.

Ao detalhar todas essas informações, é possível reconhecer as necessidades dos consumidores. Logo, a tarefa de suprir tais demandas será mais simples e efetiva, uma vez que você poderá direcionar os seus produtos de maneira muito mais assertiva — e até mesmo direcionar a produção de conteúdo online, de modo a fidelizar esses compradores.

  1. Aposte em um atendimento de excelência

Tratamento de qualidade devem ser palavras de ordem para qualquer loja infantil. Nesse caso, o suporte não se resume apenas ao auxílio no momento da compra, mas a equipe de vendas também deve estar disponível para tirar dúvidas, registrar reclamações e até mesmo elogios. 

Para tanto, é fundamental garantir que a comunicação seja o mais cordial possível, além de empática e transparente. Vale mencionar ainda que o contato direto com o público possibilita aos empreendedores identificar as principais dúvidas e demais dificuldades encontradas pelo consumidor. 

Com isso, é também uma excelente maneira de orientar a produção de conteúdos educativos, seja para o blog ou redes sociais da marca. A propósito, as redes sociais são ferramentas muito úteis no processo de fidelização das pessoas, haja vista que atender ao público, tanto por meio online quanto físico, pode demonstrar o quanto sua empresa se importa com o consumidor.

  1. Crie experiências positivas

Quando se trata da venda de roupas em lojas infantis, oferecer uma boa experiência tanto para os pais — que estão comprando —, quanto para as crianças é um diferencial que poderá fazer com que sua loja fidelize os seus clientes. Afinal, ao se sentirem bem acolhidos no espaço, certamente terão desejo de voltar a fazer novas compras com você.

Sendo assim, pode ser interessante apostar no desenvolvimento de um ambiente adequado ao clima infantil, com músicas (em volume confortável) e personagens temáticos. Além disso, a loja deve estar sempre bem limpa e organizada, e o time de vendas treinado para sanar dúvidas dos clientes, bem como tratar as crianças com carinho e segurança.

  1. Fique por dentro das tendências

Os consumidores estão sempre em busca de novidades. Sabendo disso, essa tendência é uma excelente oportunidade para atualizar-se sobre as principais novidades do momento. Assim, tanto o empreendedor quanto o time de vendas devem conhecer o que está em alta no mundo da moda infantil, de modo a oferecer maior facilidade para os consumidores.

Também pode ser interessante buscar formas alternativas para se atualizar sobre as inclinações do mercado, o que pode ocorrer tanto acompanhando feiras quanto revistas de moda infantil. Afinal, ao se mostrar ligado às estampas, cores e modelos mais procuradas, ficará mais fácil atender as expectativas dos compradores e, assim, conseguir fidelizá-los.

  1. Ofereça brindes

Por fim, reconhecer e valorizar os seus clientes pode ser uma estratégia perfeita para quem deseja fidelizar os consumidores. Naturalmente, as pessoas sentem-se mais felizes quando têm alguma de suas atitudes reconhecidas e, sobretudo, valorizadas. Sendo assim, que tal reservar alguns itens para oferecer de brindes e mimar quem consome seus produtos?

Nesse contexto, os personalizados da Angie podem fazer a diferença na hora de encantar os clientes e criar um relacionamento mais próximo da clientela. Embora itens simbólicos não tenham um peso tão significativo, criar o hábito de enviá-los junto com as vendas, como um presente de um programa de fidelidade, por exemplo, pode trazer excelentes resultados.

Viu como é importante entender como fidelizar clientes? Esse assunto é, sem dúvidas, extremamente relevante para o sucesso de qualquer loja infantil, especialmente por conta da concorrência cada vez mais acirrada. Agora basta colocar em ação todas as informações aqui disponibilizadas para que possa oferecer uma experiência incrível aos consumidores que, fatalmente, continuarão frequentando sua loja.

E então, leitor. O que achou das nossas dicas? Tem por hábito praticar algumas dessas estratégias em sua loja? Conta para a gente aqui nos comentários!

Comentários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp