dicas de vendas

10 dicas de vendas para lojas infantis: conheça as melhores técnicas

Se você é um empreendedor do ramo infantil e procura dicas de vendas para sua loja, recomendamos continuar a leitura deste texto. Preparamos as melhores dicas para o seu negócio crescer e ganhar mais visibilidade. 

Para adiantar, podemos dizer que o foco será sempre o seu cliente. Mas como chegar nele da melhor forma? O marketing digital pode ser um aliado? Existem dicas de vendas milagrosas? Calma, vamos explicar tudo o que você precisa saber. Continue a leitura com a gente!

1 – Conheça o seu cliente

Conhecer o cliente é a melhor forma de aproximá-lo da sua loja infantil. Sendo assim, uma dica de venda importantíssima é saber exatamente o que falar para conquistar o seu público alvo. Também é válido conhecer a forma como o seu cliente gosta de ser abordado no ponto de venda físico, por exemplo. 

É possível conhecer o perfil do cliente através das redes sociais, localização, sexo, idade, hobbies e muito mais. 

Com essas informações em mãos, é possível direcionar muito melhor as comunicações e as estratégias de marketing. 

2 – Seu produto é a solução

É importante ter em mente que você está vendendo não apenas um produto, mas uma solução. 

Por exemplo: digamos que você tenha o melhor brinquedo educativo do mundo. Você pode querer falar sobre o diferencial na usabilidade do produto, as cores e até mesmo os mecanismos de segurança das peças. Mas, para o cliente, isto pode não ser interessante. A razão pela qual ele está comprando o brinquedo é para solucionar um problema: educar os filhos com diversão. 

Isso vale para todos os produtos e serviços do mercado infantil. Então, pense que o cliente está indo até sua loja infantil por causa do seu conjunto de recursos e que você pode ajudá-lo de alguma forma a resolver um problema. 

3 – Invista no marketing digital

Que existem diversas dicas de venda com marketing digital não é novidade. Isso porque é possível reunir estratégias e ações digitais para satisfazer os desejos dos clientes pela internet. 

Tanto para quem tem um negócio digital como para quem não tem, é válido interagir e conquistar clientes pela internet. Confira algumas dicas simples a seguir:

  • Tenha pelo menos um perfil nas redes sociais e produza bons conteúdos;
  • Crie um blog e trabalhe temas relevantes sobre o segmento;
  • Tenha um site com domínio próprio;
  • Construa estratégias alinhadas ao funil de vendas;
  • Domine técnicas de SEO;
  • Aposte no design responsivo;
  • Monitore métricas e KPIs;
  • Faça e-mail marketing;
  • Teste estratégias diferentes. 

Acesse o nosso conteúdo sobre como vender nas redes sociais e confira mais dicas de marketing digital para as suas plataformas. 

4 – Responda rapidamente o seu cliente

Responder rápido o cliente é fundamental para gerar mais vendas e garantir um atendimento de qualidade. Isso porque, quanto mais ágil, maior será a percepção do consumidor em relação à marca. 

Quanto mais rápido a sua loja responder o inbox do Instagram, por exemplo, maior será a assimilação, pois o cliente terá muito mais confiança.   

Sendo assim, é válido analisar o tempo de resposta que a sua empresa leva para responder às solicitações do público em diferentes canais.

5 – Utilize gatilhos mentais de venda

De maneira resumida, o gatilho mental é uma informação que está solta, mas que provoca uma reação automática no usuário de um serviço ou produto. Isso porque o nosso cérebro é programado para tomar diversas decisões no dia a dia, incluindo fazer uma compra. 

Sendo assim, vale pesquisar algumas técnicas para aplicar no seu negócio:

  • Gatilho mental de Afeição ou Afinidade;
  • Gatilho mental de Autoridade;
  • Gatilho mental de Compromisso e Coerência;
  • Gatilho mental de Escassez;
  • Gatilho mental de Prova Social;
  • Gatilho mental de Reciprocidade;
  • Gatilho mental de Exclusividade;
  • Gatilho mental de Urgência.

Para que os gatilhos de vendas obtenham o resultado desejado, é necessário muito cuidado e ética. Afinal, você estará lidando com o lado emocional do seu cliente.

6 – Surpreenda o seu cliente

Uma das dicas de vendas mais simples é encantar o seu cliente. Muitos empreendedores acabam quebrando a cabeça ao pensar em estratégias. Mas a verdade é que existem diversos caminhos para criar conexão real, empatia e humanidade entre o consumidor e a sua loja infantil. 

Algumas idéias, são: enviar presentes, pensar nos detalhes do empacotamento do produto, ser divertido e com uma abordagem clara. 

Com isso, é possível tornar a experiência de compra na sua loja infantil muito mais significativa e agradável. 

7 – Personalize o atendimento

Ainda na ideia de fazer com que o seu cliente se sinta ainda mais especial, é válido criar estratégias para tornar o atendimento cada vez mais personalizado. Este também é um bom caminho para agregar valor à empresa e contribuir para que os clientes queiram sempre fechar negócio com você. 

Para personalizar o atendimento, vale criar um banco de dados com as informações relevantes de cada pessoa. Existem diversos softwares de CRM que podem ajudar a fazer gestão do atendimento e marketing na sua empresa. 

8 – Ofereça diferentes meios de pagamento

Essa dica de venda impacta diretamente na decisão de compra dos consumidores.

A lógica funciona da seguinte forma: quanto mais meios de pagamento o cliente puder escolher, menores serão as chances de cancelamento da compra. O que também reduz o risco de fraudes e inadimplência. 

Por isso, oferecer diferentes meios de pagamento na sua loja infantil proporciona um crescimento no faturamento do negócio. 

9 – Expanda o seu catálogo de produtos

Ter uma boa variedade de produtos na sua loja é importante para as vendas. Afinal, o cliente conta com mais opções e pode levar mais de um item para a casa. 

Porém, é preciso se planejar para aumentar a linha de produtos. É importante também ter um contexto para tomar essa decisão e pensar cuidadosamente nos itens que vão compor as prateleiras físicas e virtuais da sua loja. 

A venda de brinquedos educativos, por exemplo, pode fazer muito bem para a sua marca. Isso porque as mães são as maiores interessadas. Além disso, esse tipo de produto tem grande apelo afetivo e faz bem para a imagem da loja. 

10 – Fique de olho nas tendências do mercado

É muito importante estar de olho no que os outros players do segmento estão fazendo. Isso pode dar um norte nas suas próximas estratégias de venda. 

Por exemplo, de acordo com o LinkedIn, 65% das equipes de vendas investiram em tecnologias para se adaptar durante a pandemia. 

Já segundo o Webshoppers, as vendas online cresceram 47% no 1º semestre de 2021, o que representou a maior alta em 20 anos. O CRM surge como um grande aliado para melhorar a gestão e performance das empresas. 

Esses são apenas alguns insights de caminhos para seguir. É importante pesquisar a fundo em relatórios e benchmarkings para entender o que funciona para o seu empreendimento. 

E aí, curtiu as nossas dicas de vendas? Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe nos comentários que vamos ajudar!

Comentários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp