Feiras de brinquedos

Feiras de brinquedos: 4 razões para participar deste encontro

Baixo desempenho em vendas, colaboradores desmotivados, rotina desgastante e uma abordagem de clientes insatisfatória. Estes são exemplos de problemas comuns na rotina de muitos empreendedores da indústria de brinquedos. Fugir desse cenário desmotivador parece distante, porém, as feiras de brinquedos podem apresentar oportunidades fantásticas para ter um negócio saudável novamente.

Via de regra, isso ocorre porque neste tipo de evento é possível conhecer inúmeras novidades do setor. Afinal, os empreendedores têm a sua disposição uma série de palestras e treinamentos sobre como crescer e aumentar as vendas. Além disso, por meio da discussão de temas atualizados e relevantes, fica mais fácil capacitar a equipe, inspirá-la e, consequentemente, gerar melhores resultados.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é uma feira de brinquedos e para que serve?

Atualmente, há diversos tipos de feiras e exposições. No entanto, todas elas têm um objetivo em comum: promover o encontro de produtores, marcas e lojas para ampliar a venda de determinado produto ou serviço. 

Neste caso, a feira de brinquedos nada mais é do que a reunião de expositores e empreendedores do setor cujo objetivo é promover engajamento entre fornecedores e compradores, sendo também útil como estratégia de marketing e crescimento profissional.

Afinal, vale a pena participar de feiras de brinquedos?

Para esclarecer melhor esta questão, reunimos, abaixo, algumas das principais razões pelas quais investir nesse tipo de evento pode contribuir para o crescimento da sua loja infantil. Acompanhe:

Elas contêm muitas novidades

Não é novidade para ninguém que crianças do mundo todo adoram brincar. No entanto, além de oferecer atividades recreativas, os pequenos podem também desenvolver outra importante habilidade: a de colecionador. Neste universo, inúmeros brinquedos se tornaram objeto de desejo até mesmo de adultos.

Sendo assim, participar de feiras é uma ação que lhe possibilitará conhecer de perto as principais novidades do setor, verificar os lançamentos imperdíveis do mercado, além de estar por dentro de algumas tendências. Consequentemente, é possível aumentar de maneira considerável as vendas da sua marca.

Ótimo para aprender sobre gestão de vendas

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), 2020 foi um ano muito importante para o setor de comércio online. Isso porque se estima que houve uma  movimentação de mais de 20 milhões de consumidores digitais e cerca de 150 mil novos lojistas começaram a atuar por meio de plataformas virtuais.

Na contramão deste crescimento, 60% das empresas acabam fechando suas portas nos cinco primeiros anos de existência, principalmente em razão de gestões deficientes no setor de comércio digital, segundo dados do IBGE. Assim, a prova da importância das feiras de brinquedos é que esse assunto está sempre na pauta deste tipo de evento.

Prova disso é que a ABRIN, principal feira do setor na América Latina, conta, anualmente, com mais de 15 mil visitantes, durante os 4 dias do evento. Além de treinamentos, esse tipo de espaço é também essencial para serem construídos relacionamentos entre profissionais, contribuindo para o mútuo crescimento do setor.

Gera insights sobre o setor de brinquedos

Durante as palestras que normalmente ocorrem nas feiras de brinquedos, os participantes também podem conferir uma série de insights sobre este mercado que é cada vez mais expansivo. Em geral, os profissionais envolvidos, além de grande conhecimento sobre o setor, podem oferecer dados interessantes na hora de aumentar as vendas do seu negócio.

Por meio de levantamento realizado pela Askids, por exemplo, a empresa especializada no segmento infantil forneceu no último encontro da ABRIN detalhes sobre oportunidades de crescimento no setor de brinquedos. De acordo com o estudo, crianças com idade próxima aos 9 anos apresentam uma maior tendência a buscar por brinquedos relacionados à tecnologia.

Resumidamente, este cenário demonstra um reflexo natural da maior conectividade do mundo atual, especialmente pelo tempo em que crianças de 3 a 18 anos se mantêm ligadas à internet. Portanto, investir em brinquedos tecnológicos é uma forma das marcas estarem mais próximas dos pequenos consumidores — e é justamente neste contexto que participar de feiras de brinquedos pode ser um diferencial importante, pois o espaço une tanto os brinquedos clássicos quanto inovações tecnológicas para revender.

Possibilita um maior aprimoramento contínuo

De modo geral, o baixo desempenho em vendas não é um problema exclusivo de alguns empreendedores. Normalmente essa é uma realidade do mercado em geral. Nesse contexto, é essencial desenvolver nas empresas uma cultura de melhoria contínua, já que isso passa diretamente por seu crescimento profissional, além do desenvolvimento de habilidades indispensáveis para se destacar da concorrência.

Sendo assim, as feiras de brinquedos configuram mais uma vantagem, afinal, elas estão diretamente associadas a profissionalização do setor. Isso, pois, além de todas as novidades e lançamentos apresentados, ela também oferece encontros gratuitos cuja discussão de temas se dá a partir de especialistas em diversas áreas. Consequentemente, esses encontros contribuem diretamente para a qualificação e aprimoramento contínuo.

Conclusão

Participar de feiras de brinquedos, como vimos, é uma excelente oportunidade para que os empreendedores se mantenham atualizados sobre as transformações do mercado, tendências e até mesmo o comportamento dos consumidores. Diante disso, a melhora da performance de vendas e, consequentemente, a minimização dos problemas citados anteriormente torna-se mais simples.

O que achou das dicas e novidades deste post? Agora que já sabe como e onde acompanhar as melhores estratégias para ter um crescimento adequado, o que acha de continuar aprendendo mais sobre o assunto? Descubra como encontrar brinquedos pedagógicos para revenda.

Comentários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp