loja de brinquedos

Guia completo: como abrir uma loja de brinquedos

Saiba como abrir sua loja de brinquedos em oito passos

Você sabia que o mercado de brinquedos cresceu consideravelmente durante a pandemia? Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o setor chegou a registrar um aumento de 434,70%. O número foi incentivado pelo aumento nas compras digitais de passatempos para brincar em casa, como quebra-cabeças e brinquedos educativos. 

Por ser um segmento um pouco menor, o mercado de brinquedos apresenta um grande espaço para ser explorado e boas ideias podem surgir para empreendedores que sonham em abrir seu próprio negócio. 

Então, se você já sentiu vontade de abrir uma loja de brinquedos, está no lugar certo. Aqui, no blog da Angie Oral Care, vamos explicar tudo do zero. Assim, você consegue montar um negócio bem estruturado e pronto para render bons resultados. Acompanhe:

Passo 1: Montar um plano de negócio

O plano de negócios é importante tanto para quem está abrindo um negócio, quanto para quem está expandindo uma loja de brinquedos. Isso porque ele é um instrumento capaz de traçar um retrato do mercado, do produto e das ideias do empreendedor. 

É por meio de um plano de negócios que você obtém informações essenciais para abrir sua loja de brinquedos, como a parte financeira e a de recursos humanos. Além disso, essa ferramenta ajuda a montar estratégias para o futuro e a conhecer melhor quem já está atuando no setor. 

Para desenvolver o plano de negócios, é necessário responder algumas questões:

  • O que é o meu negócio?
  • Quais são os principais produtos ou serviços que eu vou oferecer?
  • Quem é meu público-alvo?
  • Onde minha empresa estará localizada?
  • Quanto vou investir?
  • Qual será o faturamento mensal ou anual?
  • Em quanto tempo espero que o capital investido retorne?

Respondendo essas perguntas e montando um plano de negócios completo, é possível descobrir a melhor forma de atuar neste mercado desde o começo. 

Passo 2: Cuidar da documentação

Depois de firmar melhor a ideia e estruturar o plano de negócios, é hora de cuidar da documentação parte importantíssima do processo de abertura de uma empresa. 

Confira uma lista dos documentos necessários para abrir uma loja de brinquedos:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Uma dica é fazer um cronograma para que as documentações mais importantes recebam prioridade. Isso porque alguns documentos possuem prazos que precisam ser cumpridos, se não perdem a validade. 

Ah, vale lembrar que é importantíssimo cuidar da legalização da sua empresa o quanto antes isso transmite mais credibilidade aos clientes, possibilita a emissão de notas fiscais e permite oferecer aos consumidores diferentes formas de pagamento. 

Passo 3: Escolher o local da loja de brinquedos

Mesmo com o crescimento do e-commerce, o ambiente físico continua sendo o ponto preferido do consumidor para fazer suas compras de brinquedos (crianças e adultos adoram ter a experiência de entrar na loja e ter contato físico com os brinquedos). Mas, para ter visibilidade e vender mais, é importante contar com uma boa localização.

Na hora de escolher o ponto comercial é de suma importância levar em conta alguns aspectos do público alvo, como a faixa de renda e seus hábitos de consumo. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região para instalar sua loja de brinquedos. 

Uma dica é procurar por espaços próximos de bairros residenciais, ruas movimentadas, shoppings, centros urbanos ou, até mesmo, próximo de escolas infantis. 

Depois de escolher o local, procure a prefeitura da cidade ou estado para regularizar os aspectos legais e verificar se a sua loja de brinquedos poderá funcionar no endereço escolhido. 

Caso você esteja pensando em abrir apenas uma loja virtual, não precisará pensar no ponto de venda físico, mas garanta que tenha conhecimento em marketing digital ou uma equipe muito capacitada para rodar a loja virtual e fazer a divulgação. 

Passo 4: Garantir a estrutura e os equipamentos

Depois de escolher o ponto físico da sua loja, é hora de correr atrás de todos os equipamentos para a infraestrutura. Afinal, o local precisa ser o mais funcional possível e agradável para todas as pessoas que vão frequentar o ambiente. Isso sem falar nos equipamentos necessários para escritório, como telefone, impressora, máquina de cartão, softwares de vendas etc .

Além disso, existem outros equipamentos essenciais para abrir uma loja de brinquedos, como:

  • Balcão para atendimento
  • Estantes
  • Consoles
  • Mostruários
  • Vitrines 

Passo 5: Decidir quais produtos vender

Ter em mente o que você deseja vender na loja de brinquedos é uma das partes mais importantes de todo o processo. Afinal, com esse levantamento você consegue pensar em possíveis fornecedores para o seu negócio. 

Tente avaliar o seu público-alvo e garantir que eles tenham boas opções para comprar.

Inclusive, nós publicamos essa pesquisa recente com o ranking dos brinquedos mais procurados em 2020, que você pode baixar gratuitamente. Com essa lista já terá um bom ponto de partida sobre quais produtos têm maior procura. 

Passo 6: Montar uma equipe

Dependendo do tamanho do negócio, nem sempre é possível começar com uma equipe de funcionários formada. 

Se for trabalhar sozinho, a dica é estabelecer horários como se você fosse um funcionário comum. Nada de trabalhar demais ou tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo. Isso só vai prejudicar a sua produtividade. 

Já se for trabalhar em equipe, esteja sempre atento à gestão de pessoas dentro e fora do ambiente de trabalho. É necessário valorizar os integrantes, respeitar opiniões contrárias, resolver conflitos com sabedoria e garantir que todos tenham boas condições de trabalho. 

De qualquer forma, trabalhando ou não com colaboradores, é preciso focar na experiência do cliente e prezar sempre pela qualidade no atendimento. 

Passo 7:  Divulgar a loja de brinquedos

Depois que a loja estiver em pé e funcionando, é hora de divulgá-la para as pessoas, certo? 

Há muitas formas do público conhecer sua loja de brinquedos: por meio das redes sociais, site, e-mail, boca a boca e até por um jornal da sua região. Tudo depende do dinheiro que você tem para investir no marketing e do público que você pretende alcançar. Espero que você tenha separado uma boa verba para o marketing em seu plano de negócios. 

Se quiser seguir no digital, não deixe de ler o conteúdo que fala sobre as melhores estratégias de marketing digital para atingir bons resultados em venda de brinquedos pela internet. Lá você vai conferir dicas valiosas sobre o assunto!

Passo 8: Ter um bom planejamento financeiro

É importante fazer planejamento financeiro no começo da abertura da loja e depois que ela já estiver funcionando. Afinal, isso garantirá que sua loja continue rodando.

Por isso, faça sempre um mapeamento dos custos, tenha uma boa margem de lucro, defina metas e guarde sempre uma verba para emergências. Isso vai ajudar a manter seu negócio mais seguro, financeiramente falando. 

E aí, anotou tudo que precisa para abrir sua loja de brinquedos? Não é nada difícil, basta ter foco, planejamento e determinação. 

Caso você tenha interesse em abrir uma loja de brinquedos digital, recomendamos conferir o post que fala sobre os desafios das vendas online para as lojas infantis. Assim, você também garante as vendas da sua loja também na internet. 

Fique ligado nos próximos conteúdos!

Comentários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp