Live Commerce

O que é live commerce para lojas infantis e porque vale a pena

Considerada uma das estratégias mais promissoras para lojas online, a live commerce se uniu ao comércio eletrônico para promover e alavancar as vendas “ao vivo”. Também conhecida como shop streaming ou live stream shopping, a estratégia de marketing digital usa das transmissões ao vivo para realizar a venda de produtos de uma loja. 

Em meio ao isolamento social causado pela pandemia, essa modalidade de vendas ganhou força no Brasil como uma forma de aproximar as marcas dos consumidores, Com isso, foi possível criar uma experiência sensorial e mediada por influencers digitais.

Grandes marcas já estão apostando nessa tendência e você pode estar se perguntando como fazer uma live commerce. Vamos explicar tudo neste artigo, dar dicas e apresentar algumas ideias para impulsionar a sua audiência. Bora lá?

O que é live commerce e como funciona?

É um evento virtual que tem como objetivo maximizar as vendas de uma empresa. Geralmente, a live commerce reúne artistas, influencers e plataformas de streaming ao vivo. A ideia é aproximar o público-alvo dos produtos, promovendo uma experiência intimista e interativa, onde os clientes podem tirar dúvidas e comprar de forma instantânea.

A live commerce ganhou amplitude e popularidade durante a pandemia. Entretanto, na verdade, é uma releitura do que os canais de vendas  faziam na televisão – home shopping – só que de uma forma mais moderna.

A interação com os consumidores acontece por meio do streaming, que pode ser pelas redes sociais da própria empresa, canal no YouTube, site, entre outros canais. Porém, para converter vendas, é necessário pensar em todo o conteúdo e dinâmica para alcançar mais pessoas. 

Descubra os benefícios das lives commerce

As lives estão presentes na Ásia desde 2017. Desde então, a estratégia tem garantido resultados de vendas expressivos. 

Com a pandemia da Covid-19, o uso da internet para realizar compras aumentou bastante. Sendo assim, a live commerce também caiu no gosto do público, já que é possível ver os detalhes do produto ao vivo e a cores. Além disso, as transmissões em tempo real permitem uma série de benefícios:

  • Proporcionam uma experiência mais pessoal com o consumidor;
  • Oferecem oportunidades e descontos exclusivos;
  • Promovem a interatividade entre os públicos;
  • Apresentam os produtos de maneira dinâmica;
  • Auxiliam na captação de leads. 

Algumas empresas que já fizeram live commerce

A sua loja infantil pode investir nas lives commerce para impulsionar as vendas no ambiente online. O mais importante é entender como funciona a dinâmica de vendas do seu produto e encaixar no formato de comércio ao vivo por streaming.

Algumas marcas que já apostaram (e continuam apostando) na estratégia de vendas ao vivo, são:

  • Americanas: com influenciadores, cantores e artistas brasileiros;
  • Samsung: para divulgar novidades tecnológicas da marca;
  • Shopee: possui uma área exclusiva no app pro formato e faz transmissões de diversos temas.

5 dicas de como fazer uma live commerce na sua loja infantil

Agora que você já sabe o conceito da live commerce, chegou a hora de conferir algumas dicas de como fazer o evento na prática. Acompanhe com a gente!

1 – Descubra se é relevante para o seu público

Como o público da sua loja infantil vê esse tipo de evento com foco em vendas online? Ainda que a live commerce seja uma boa estratégia, pode ser que uma parcela de clientes não seja a audiência para esse tipo de abordagem.

Por isso, procure consultá-los para entender se o formato é interessante e engajador. Dessa forma, a empresa pode destinar recursos de tempo e dinheiro.

Uma maneira eficiente de fazer isso também é rodar pesquisas com seus consumidores para entender a percepção que eles têm sobre determinados canais de mídia, por exemplo. Com isso, é possível identificar mais insights para o marketing digital sua loja infantil. 

2 – Escolha um canal para a transmissão da live

Pronto, com o público definido, chegou a hora de escolher os canais de transmissão para sua live commerce. Como comentamos, a modalidade pode ser feita através das redes sociais, site próprio ou até no aplicativo da sua loja, se for o caso. 

Um caminho mais “fácil” é rodar a live direto do Instagram da loja infantil. A plataforma tem uma espaço de lives que permite fazer divulgações e interagir com os clientes. Você pode transmitir direto do celular e pensar num conteúdo para falar e conversar com os clientes. 

Outras opções são fazer a live pelo canal do YouTube e transmitir no site próprio. Mas esses formatos costumam demandar mais tempo e dinheiro. 

3 – Conecte-se com sua audiência

O segredo para manter a audiência da live commerce é a qualidade de interação com os consumidores. Por isso, uma dica importante é abrir espaço para perguntas, demonstrar interesse pelas pessoas que estão participando, perguntar de que cidades elas são etc. 

É preciso valorizar a sua audiência! Dessa forma, os clientes também se sentem mais abertos para comentar, tirar dúvidas e ficar mais próximos da loja infantil. 

4 – Aguce a curiosidade do público

Em toda estratégia de venda para lives é essencial despertar a curiosidade para que os clientes façam perguntas de maneira espontânea, demonstrando interesse pela compra. 

Por isso, não conte exatamente tudo sobre o produto. Apresente o que vai vender, fale os seus benefícios, mas deixe as questões mais específicas para os reais interessados. Assim, sua loja terá mais oportunidade de se relacionar com o potencial comprador de forma genuína. 

Essa é uma boa dica para quem prefere uma abordagem mais consultiva e menos direta, ou pretende realizar vendas com negociações a mais longo prazo.

5 – Pense em todo o conteúdo

Live commerce também não é só vendas, né? Também é conteúdo e muito assunto para conversar com os clientes. Nesse sentido, vale pensar no tema da sua live. 

Por exemplo: brinquedos educativos, dicas para arrumar o quarto das crianças, como brincar com os pequenos de maneira divertida e por aí vai. Essas são apenas algumas ideias de pautas para transmitir em uma loja infantil, mas é importante entender quais são os temas que mais geram interesse nos consumidores. 

Se possível monte até um roteiro para gerar bastante assunto. Ah, e nem pense em fazer uma live muito curta, tá bem?

Um dos segredos das lives para manter a audiência e vender mais é ter uma boa duração. Afinal, quanto mais pessoas passarem por ela, mais chances a loja tem de vender.

E aí, curtiu saber mais sobre como funciona live commerce? Aproveite para navegar pelo nosso blog e conferir outras dicas para a sua loja infantil. 

Comentários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp