logo para loja infantil

Logo para loja infantil: 5 erros que você deve evitar

Assim como o nome, o logo para loja infantil é uma parte importante do processo de construção de marca. Mais do que isso, o logotipo é considerado umas das peças mais importantes dentro dos conceitos de comunicação, sendo um dos principais representantes do negócio. 

É possível dizer que o logo de uma loja infantil externaliza todos os aspectos e valores da empresa. Só que constituídos por símbolos, formatos e palavras. 

Devido à importância, alguns gestores podem ter dúvidas na hora de criar logo para loja infantil. Afinal, como criar um elemento que represente a identidade da marca e torne a empresa reconhecida no mercado? 

Neste sentido, separamos algumas informações importantes sobre logo para loja infantil: o que é e quais são os erros mais comuns do processo de criação. Continue a leitura do conteúdo para saber mais!

O que é um logotipo?

É um símbolo que representa a “cara” e propósito da marca frente aos concorrentes e cria identificação com o público alvo. Geralmente, o logotipo conta com um suporte de texto (ícone + tipografia) que serve para contar a história da empresa e transmitir sua mensagem, além de estabelecer uma ligação emocional com os consumidores. 

É importante saber que, por trás da criação de um logo, existe um trabalho extenso de pesquisa. O desenvolvimento parte de técnicas teóricas de design, psicologia e semiótica. Utilizando cores, composição e conceitos para chegar ao símbolo ideal. 

Um logotipo bem feito é importante por várias razões, como:

  • Criar uma ótima impressão;
  • Interagir com os clientes;
  • Criar identidade de marca;
  • Reforçar a lembrança na mente dos consumidores;
  • Distinguir-se dos concorrentes;
  • Nutrir a fidelidade com o negócio.

Sendo assim, com todos esses aspectos envolvidos, a criação de um logotipo deve estar na sua lista de prioridades ao abrir um negócio do setor infantil. Afinal, será essa identidade que será lembrada tanto pelos adultos quanto pelas crianças. 

Os 4 componentes mais importantes de um logotipo

Apesar de ser um estudo trabalhoso, o processo de criação de um logo é bastante livre. Não há obrigatoriedades, apenas uma combinação ideal de quatro elementos:

  1. Cor: é a comunicadora da sua mensagem, podendo dizer muito sobre o perfil da sua empresa, como inovador e moderno. A paleta de cores pode ser composta de uma única ou cor ou várias, podendo variar de acordo com os materiais de marca criados.
  2. Tipografia: de maneira simplificada, tipografia nada mais é do que a fonte que você vê no logotipo. Ela é organizada de maneira consistente com o design, podendo ser utilizada para criar outras variações do logotipo.
  3. Imagem: pode variar desde uma imagem que represente o que você vende até um símbolo abstrato. É importante que esse ícone provavelmente seja redimensionado, o que pede algo limpo e escalável. 
  4. Slogan: situado sob um logotipo, o slogan é normalmente uma frase ou expressão concebida para prender a audiência e ficar gravada na memória do consumidor. Isso esclarece o que sua empresa faz. 

5 erros comuns na hora de criar logo para loja infantil

Agora que você já sabe a importância e os conceitos básicos de um logo, bora aprender os erros mais comuns do processo de criação? Ao anotar essas dicas, temos certeza que seu logotipo sairá muito melhor do que o esperado. 

Design que não reflete a marca

Às vezes, ir pelo básico é o melhor caminho para obter bons resultados. Isso porque, em alguns casos, logotipos muito elaborados acabam não refletindo a personalidade da loja infantil. 

Pense que esse material estará presente em todos os materiais relacionados à sua marca. Isso significa que ele precisa ter toda a essência, valores e comunicação da empresa. 

Para isso, vale listar o perfil dos seus consumidores, analisar concorrentes, estudar sobre design infantil e levantar todas as informações relevantes que fazem parte do setor. 

Usar as cores erradas

Durante a criação de um logo para loja infantil, vale usar cores com contraste. Isso dará legibilidade para os consumidores, facilitando o entendimento do logo em qualquer lugar. 

Além disso, as cores são essenciais na identidade visual da marca. Elas são capazes de mudar sensações, sentimentos e conceitos das pessoas. Isso impacta diretamente em como a marca é percebida. 

Sendo assim, é importante ter bom senso na hora de escolher a quantidade e harmonização das cores, pois tudo isso estará presente nos elementos visuais que identificam a marca.  

E ah, nem pense em usar cores pretas na hora de criar um logotipo para loja infantil, hein? 

Descuido nas aplicações

Depois de criar seu logotipo, provavelmente você vai querer aplicá-lo em diversos lugares, certo? Ok, mas cuidado ao redimensionar, tá bem?

Imagens pixeladas não vão servir, pois esses arquivos deixam o logo ilegível. Já arquivos vetoriais, permitem aumentar o logo quantas vezes quiser sem prejudicar a qualidade. Dessa forma, você pode imprimir em documentos profissionais, usar nas redes sociais, criar banners gigantes e muito mais.  

Ir pelo gosto pessoal

Você pode ter até um bom gosto, mas isso terá apenas uma pequena importância na hora de criar o logotipo. Afinal, você precisa analisar o processo criativo como um todo, e não apenas dentro da sua bolha. 

Em outras palavras: você pode até gostar de um desenho ou forma específica, mas quem precisa gostar de verdade é o cliente da sua loja infantil. 

Sendo assim, é mais do que válido verificar se o logo faz sentido para o seu público. Para isso, vale fazer pesquisas, enquetes no Instagram, mostrar para colegas de trabalho e pedir o máximo de opiniões possíveis. 

Não contratar um profissional

Não pensar na legibilidade, nas cores e formas são erros comuns para uma pessoa que não entende sobre o tema. Já um profissional qualificado, como um designer, vai entender as necessidades do seu negócio e criar um logo excelente para usar em diversos lugares. 

Existem plataformas na internet e grupos nas redes sociais para encontrar esses profissionais. Às vezes, vale a pena passar todas as ideias e esboços para um designer, do que persistir em erros comuns (o que pode ser bastante estressante). 

A gente espera que tenhamos ajudado na criação de logo para loja infantil. Aqui, você encontra as melhores dicas para empreendimentos do setor. Aproveite para navegar pelo blog e conferir outros conteúdos! 

Comentários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp