marketing infantil

Marketing infantil: estratégias de baixo custo para você mesmo aplicar

As melhores dicas de marketing infantil para quem não pode gastar muito

O mercado infantil está mais forte do que nunca. Isso porque os pais podem até deixar de comprar para eles, mas não deixam de comprar algo para seus filhos. 

Segundo dados do Euromonitor, o segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos para o público infantil cresceu 45,6% em vendas anuais em apenas cinco anos. Sendo que em 2011 o setor alcançou R$ 2,7 bilhões e, em 2016, saltou para mais de 3,5 bilhões. 

Para quem é empreendedor do setor para crianças e deseja participar desse sólido crescimento, é importante estar de olho nas estratégias de marketing infantil fáceis de serem aplicadas. Com algumas ações, é possível atingir um número maior de pessoas e garantir ótimos resultados. 

Neste sentido, trouxemos algumas dicas de marketing infantil para você que atua no ambiente digital. Há várias técnicas para você começar hoje mesmo a atrair números mais altos. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto. 

Divulgação nas redes sociais

Fazer marketing infantil por meio das redes sociais é uma excelente forma de atrair mais pessoas para o seu negócio e sem gastar muito. Mas antes, é importante estudar as funcionalidades de cada plataforma e avaliar se ela realmente atende suas necessidades. 

É possível dizer que o Instagram é uma das melhores redes sociais para fazer marketing digital. Isso porque a plataforma tem seu próprio recurso de compras, sendo extremamente útil para pequenos negócios que precisam aumentar seu alcance e adaptar as operações à realidade imposta pela pandemia. 

Além disso, o Insta oferece várias possibilidades de publicações de conteúdos, como posts na timeline, IGTVs, Guias e os vídeos no Reels — funcionalidade recente que está fazendo uma ótima entrega orgânica. 

Aqui vão algumas dicas para fazer marketing infantil da maneira correta no Instagram:

  • Ter um perfil comercial;
  • Postar fotos e vídeos com boa qualidade e descrição;
  • Usar hashtags;
  • Usar a função “Loja”;
  • Aproveitar os Stories;
  • Interagir com os seguidores;
  • Fazer parcerias;
  • Oferecer cupons e novidades exclusivas. 

Conteúdo e linguagem adequados

Para que o marketing infantil dê resultados é essencial conversar com o universo das crianças. E isso envolve desde a parte do conteúdo produzido até o tom de voz que é utilizado nas divulgações. 

Por exemplo: se a sua loja trabalha com brinquedos educativos, é preciso produzir materiais que conversem com esse tipo de público. Tente fazer vídeos que mostram como o brinquedo funciona, falando a linguagem que tanto as crianças quanto os adultos se sintam interessados. 

Para que seu marketing infantil fique ainda melhor, não deixe de analisar o que seus concorrentes estão fazendo para ter novas ideias.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) não exige grandes investimentos para dar bons resultados, quando bem feito, claro. 

Estratégia clássica do marketing digital, o SEO é excelente para posicionar a sua loja infantil online nas principais páginas de ferramentas de busca, como o Google. Isso acontece por meio de uma série de otimizações – uso de palavras-chave, melhoria no tempo de carregamento do site e boa navegabilidade – que rankeiam o seu site nos primeiros resultados dos sites de busca. 

Dessa forma, o SEO garante uma série de benefícios, como geração de tráfego qualificado para o site, aumento da autoridade da loja, auxilio no funil de compras, retorno contínuo mesmo a longo prazo e muito mais!

E-mail marketing

Você sabia que são enviados mais de 205 bilhões de e-mails diariamente? E que esse canal ainda continua sendo bastante lucrativo para lojas de todos os setores, incluindo o infantil?

Com uma campanha de e-mail marketing, você consegue fazer conteúdo segmentado e personalizado, ganhar credibilidade dos clientes, melhorar o reconhecimento da loja infantil e o melhor de tudo: dar uma impulsionada nas vendas. 

O primeiro passo para começar a disparar e-mail marketing é construir sua lista de contatos — é possível criar uma landing page apenas para captar leads qualificados. Depois, definir sua estratégia de comunicação e planejar o relacionamento com os consumidores.

Lives

Um levantamento realizado pelo Google, responsável pelo YouTube, indicou que as lives foram assistidas por mais de 85 milhões de pessoas no Brasil. O formato foi impulsionado pelo isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. 

As lives podem ser transmitidas nas redes sociais — Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok e YouTube — e são ótimas para vender mais e aprimorar o marketing infantil da sua loja. Isso porque os formatos streaming têm maior alcance orgânico, se comparado aos vídeos tradicionais. 

E o melhor de tudo é que essa estratégia de marketing infantil não necessita de muito dinheiro. Basta ter uma boa conexão com a internet, um celular para transmitir e um roteiro para não se perder.

Além disso, caso vá fazer uma live para sua loja infantil, você pode seguir essas dicas:

  • Levantar as principais dúvidas dos clientes;
  • Mostrar produtos que prendam a atenção;
  • Oferecer recompensas (cupons);
  • Contar novidades;

Listas de transmissão no WhatsApp

Envie comunicados, ofertas, promoções e novidades para os clientes através das listas de transmissão. Muitas pessoas não sabem, mas o recurso é uma ferramenta potente de comunicação, pois coloca a loja infantil em contato direto com o público. Assim, o consumidor consegue responder a mensagem no mesmo instante se ficar interessado por algum produto.

Para que essa estratégia de marketing infantil dê certo, é importante que os clientes tenham autorizado o uso de seus números para receber esse tipo de contato. Valide este ponto antes de começar os envios.

Participação em fóruns e grupos

Uma forma de fazer marketing infantil sem gastar muito (ou quase nada) é ser mais ativo em fóruns e grupos ligados aos negócios da sua empresa. 

No Facebook, por exemplo, há diversos grupos em que as pessoas estão conversando ativamente sobre produtos e serviços para as crianças. Penetrar nesses espaços pode ajudar a divulgar seu negócio, além de ganhar credibilidade em seu setor. 

Só é importante tomar cuidado para não saturar a timeline das pessoas com anúncios e informações irrelevantes.

Curtiu o conteúdo de hoje? No nosso blog você encontra diversas dicas de marketing infantil para alavancar as vendas do seu negócio. Aproveite para ler o post sobre as tendências do mercado infantil para ficar de olho. Deixe seu comentário para sabermos o que você achou!

 

Comentários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp