marketing para loja infantil

Marketing para loja infantil: 6 estratégias essenciais e como aplicá-las

Se você tem um estabelecimento físico ou digital de produtos para crianças, é de extrema importância entender sobre marketing para loja infantil. Afinal, este mercado possui bastante concorrência e o seu negócio precisa se destacar.

Além disso, vale ressaltar que o segmento infantil no Brasil não para de crescer: o volume de vendas anual de produtos para as crianças passou de R$ 2,7 bilhões para R$ 3,9 bilhões. O crescimento foi de mais de 45%, segundo números apurados pela agência de inteligência Euromonitor. Somente nos últimos dois anos, a variação de crescimento foi de 8%, dado que demonstra que mesmo durante a crise o segmento se manteve forte. 

Outra informação interessante é que o  Brasil é um dos países com maior número de crianças, de acordo com o IEMI Inteligência de Mercado. Isso mostra que lojas infantis podem conquistar grandes resultados em vendas. 

Investir em diferenciais de marketing para loja infantil é o melhor caminho para atingir resultados ainda melhores. E você, sabe quais são as estratégias mais eficientes? E como aplicá-las da maneira correta?

Neste sentido, trouxemos algumas dicas de marketing para loja infantil que você precisa conhecer. Separamos alguns temas que podem ser abordados tanto no seu ambiente físico quanto no digital. Continue a leitura para saber mais:

#1. Gestão de Relacionamento com clientes 

Ter o controle de quem são seus clientes e potenciais clientes é essencial para que você possa desenvolver demais estratégias de marketing. Por isso, é importante que você tenha listado ou guardado em algum sistema os contatos das pessoas que compram de você e das que visitam sua loja. 

Além disso, também é importante registrar o que essas pessoas procuram na sua loja e não encontram para que você possa adquirir esses produtos depois. 

Se for uma loja física você terá que pensar em formas de coletar os contatos dos visitantes, justamente para poder fazer divulgação depois. E se for uma loja virtual, também precisa oferecer algum incentivo para que a pessoa se cadastre e deixe seu contato. 

E onde você vai gerenciar tudo isso? Em um sistema de CRM. 

O Customer Relationship Management (CRM) é uma ferramenta de vendas para registro e organização de todos os pontos de contato que o consumidor tem com o vendedor e a empresa. Em outras palavras: são esforços ordenados para conhecer seu público de maneira mais profunda e permitir o contato com ele de maneira automatizada. 

Vale destacar o papel do CRM como um acelerador de resultados para futuros clientes. Isso porque a partir das informações coletadas é possível antecipar necessidades e surpreender na abordagem, por meio de conteúdos e ações relevantes.

Cada loja infantil deve escolher seu software de CRM de acordo com seus próprios processos e objetivos. Existem plataformas que oferecem o perfil do cliente como um todo, analisam o comportamento de compras, fazem avaliações de satisfação e muito mais. Com esses dados, todas suas estratégias serão bem mais assertivas.

Se você é dono de um pequeno negócio e ainda não pode contratar um software de CRM, a dica é criar uma planilha de CRM para colocar todas as informações do seu consumidor. Organize os dados, defina campos para características específicas e atualize de tempo em tempo.

#2. Oferecer um programa de pontuação

Uma boa forma de construir fidelização com os clientes é criando um programa de pontos. Esse tipo de estratégia de marketing é bem simples: sempre que o consumidor fizer uma compra em sua loja física ou digital, eles ganham determinado números de pontos de acordo com o valor da compra que fizeram. 

Quando o cliente atingir X pontos, poderá trocar por algo que você definir: desconto em compras, um brinde e muito mais. 

Essa estratégia de marketing para loja infantil é capaz de fortalecer a reputação da marca, captar informações estratégicas dos clientes e criar uma nova experiência de consumo. Tudo isso sem grandes investimentos e de fácil implementação.

#3. Ter um mix de produtos diversificado

O mercado infantil exige diferencial e foco, tanto na abordagem quanto na escolha do mix de produtos. O problema é que muitos empreendedores acabam se perdendo no produto e querem vender tudo de uma vez, prejudicando a sinergia com o público. É necessário ter foco, mas sem deixar de lado o seu verdadeiro carro forte.

Por exemplo: se for trabalhar com brinquedos educativos, tenha em mente que será necessário contar com outros produtos para oferecer ao público, mas sem se perder naquilo que realmente é o seu diferencial. Mostre que aquela é sua especialização e que você é a melhor opção naquela área.

Como saber quais produtos oferecer? Escute sempre seus clientes e acompanhe as pesquisas de tendências do mercado infantil. Vale fazer pesquisa na loja, os vendedores perguntarem nos atendimentos e até enquete no instagram. 

Inclusive, uma dica valiosa para ter como diferencial na sua loja são os brinquedos diferentes da Angie Oral Care. Os produtos são capazes de ampliar o faturamento e ajudar a diversificar o nicho de atuação, mas sem perder o foco. No site você confere tudo sobre isso.

#4. Fazer presença nas redes sociais

É difícil encontrar uma empresa, marca ou até mesmo serviço que não tenha presença digital pelo menos nas redes sociais. Para o marketing de loja infantil, as plataformas de mídias sociais trazem cada vez mais oportunidades, já que os clientes conseguem conhecer os produtos, interagir e fazer compras sem sair de casa. 

Então, pegue o seu smartphone e comece hoje mesmo a pensar em conteúdos para publicar sobre sua loja e os produtos infantis que ela oferece. Existem diversos formatos de publicações, então, tente entender cada um deles antes de clicar em “publicar”. 

Também é possível terceirizar o serviço com agências e profissionais autônomos especializados nesta parte. Caso queira fazer você mesmo, aqui vão algumas dicas de social media:

  • Determinar os traços do seu público;
  • Explorar cada canal;
  • Preferir qualidade do que quantidade;
  • Planejar antecipadamente;
  • Fazer conteúdos relevantes;
  • Criar relacionamento;
  • Programar publicações;
  • Inspirar-se em marcas bem sucedidas;
  • Monitorar os resultados.

#5. Tenha uma identidade visual

Sabe quando começa aquele comercial na televisão e você já sabe de qual marca/empresa é antes mesmo de aparecer o logo? Então, isso é identidade visual. 

O branding, como também é conhecido, é uma estratégia indispensável para sua loja infantil. Isso porque é possível envolver um conjunto de ações que estão alinhadas aos objetivos, valores e posicionamento da marca. 

A identidade visual pode ser aplicada no tom de voz, no logotipo, nos símbolos e até nas fontes usadas para os textos. Com o tempo, essas características criam uma ligação entre o consumidor e a marca, fazendo com que ele se lembre do negócio. 

Vale lembrar que o branding não é algo apenas para lojas infantis grandes ou com forte presença no mundo digital. Seu pequeno comércio de bairro também pode ter um logotipo para identificação, cores autênticas na fachada e redes sociais com uma comunicação bem construída e cheia de personalidade.

Com essas dicas de marketing para loja infantil, seu negócio vai se destacar! Lembre-se que cada estratégia deve estar alinhada com as propostas e objetivos da sua empresa. Então, anote tudo que achar interessante e mãos na massa para colocar tudo em prática.

#6. Contrate um profissional ou agência de marketing

Essas dicas foram básicas para você estruturar o marketing para sua loja infantil, mas tenha em mente que se quiser de fato se destacar, seu marketing para loja infantil precisa ser profissional. Vale lembrar que o marketing infantil tem algumas regras e leis específicas que levam em conta a proteção da criança e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). 

Seja com equipe interna, com profissional autônomo ou com agência de marketing é melhor você delegar, caso essa não seja a sua especialidade e focar naquilo que só você pode fazer, como a gestão do seu negócio e equipe. 

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário neste post! Aproveite para ler o conteúdo que fala sobre 7 dicas para encantar o público infantil

Comentários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp