Nomes para loja infantil: como escolher em 5 passos simples

Você já parou para pensar nomes para loja infantil? Apesar de parecer fácil, esse momento importante pode ser complicado para algumas pessoas. Afinal, o nome do empreendimento sustenta a marca e faz com que o cliente se lembre sempre da empresa. 

A escolha é muito significativa, pois o nome identifica o seu serviço ou produto. Fazendo o seu negócio se individualizar e se diferenciar dos concorrentes. Mais do que isso, o nome da loja representa a origem da empresa e atesta a qualidade e a procedência do que está sendo comercializado. 

Nesse contexto, o indicador de maior relevância é o crescimento do nível de lembrança de marca. 

Não é difícil de entender, pois você sabe que a marca é conhecida quando, ao pensar em uma categoria de um produto ou serviço, a primeira coisa que lhe vem à mente é uma empresa específica. Isso significa que aquela marca ocupa um lugar bem definido na mente do consumidor. 

Por exemplo: o Grupo Ri Happy é bastante conhecido quando falamos em loja infantil. Muitas pessoas podem citar a marca ao serem questionadas qual é a primeira loja de brinquedos que lhe vem à mente, por exemplo. 

Isso significa que a empresa tem um ótimo posicionamento de marca, e que o nome forte ajuda a criar lembrança na mente dos consumidores. 

Mas a pergunta que fica é: como escolher nomes para lojas infantis? Como descobrir que o nome que eu pensei ainda não está sendo usado? Calma! Trouxemos a resposta neste conteúdo!

Vamos falar tudo sobre nomes para lojas infantis e dar dicas eficazes para você escolher de maneira inteligente. Continue a leitura do conteúdo para saber mais sobre o assunto!

Como escolher nome para loja infantil em 5 passos

Agora que você já sabe que os nomes para loja infantil precisam ser escolhidos de maneira estratégica, é hora de pensar na tarefa como um todo. Tenha sempre em mente que o nome faz parte do marketing, ajudando na divulgação, fortalecendo vínculos e aumentando os resultados. 

Não leve essa tarefa apenas como uma parte simples do processo de abertura de loja. Reúna equipes, pesquise bem e atente-se quanto aos direitos autorais. Acompanhe uma série de passos importantes para criar nomes para lojas infantis.

1 – Identifique com clareza as informações da sua loja

Antes de colocar a cabeça para trabalhar, o primeiro passo é anotar dados relevantes da sua loja infantil. É preciso listar informações, como:

  • A persona da empresa: o tipo de consumidor que compra ali;
  • Perfil e ticket médio desse público;
  • Todo o catálogo de produtos e serviços oferecidos;
  • Diferenciais do negócio;
  • Nomes dos principais concorrentes. 

Além desses conhecimentos, você deve ter clareza em mente quanto a essência e objetivos da marca. Pense nos propósitos e valores que deseja transmitir. Por exemplo: uma empresa que vende apenas brinquedos educativos para ajudar no desenvolvimento das crianças. 

Dessa forma, sua mente ficará mais aberta para as possibilidades de nomes para loja infantil.

2 – Reúna alguns colaboradores

Se tem um erro comum na hora de definir o nome da empresa é fazer a atividade sozinho. Isso pode limitar a criatividade e até deixá-lo frustrado… Afinal, nem sempre boas ideias surgem apenas de uma única mente pensante. 

O que a gente quer dizer é que você precisa reunir um time criativo e com conhecimento em marketing para escolher nomes para a loja infantil. Habilidades como essas e afinidade com a linguagem são ótimos requisitos para o processo de criação. 

Então, fique atento quanto às qualidades individuais das pessoas. Isso pode ajudar na hora de integrar o time e escolher nomes para a loja. 

3 – Pense em nomes fáceis, curtos e simples para escrever

Se a gente esquece até o nome de amigos e familiares, imagina de uma loja infantil que passamos na frente ou que apenas acessamos o site uma vez? 

Apesar de você precisar ser criativo e se destacar entre os concorrentes, acaba não sendo muito legal pensar em nomes muito elaborados, difíceis de ler e que não criem lembrança para os clientes. 

Pense que a tonalidade da palavra pode parecer óbvia para você, mas não para quem conhece a marca. Tome cuidado para interpretações erradas e até duplo sentido, afinal, estamos lidando com o setor infantil. 

Neste momento, para ajudar, vale começar pelo básico. Não precisa montar de cara o nome perfeito. Vá anotando palavras que tenham alguma relação com o ramo que a empresa está inserida. 

Depois disso, é só soltar a criatividade e anotar os nomes junto à equipe. 

4 – Verifique a disponibilidade do nome escolhido

Depois de finalmente ter escolhido um nome único, atraente e que condiz com a atuação da sua empresa, é hora de verificar a disponibilidade da nomeação no mercado. 

Pode esquecer caso tenha usado nomes de personagens ou nomes de outras empresas, pois isso acarretará um processo de plágio no seu negócio. 

Para evitar problemas judiciais, pesquise se o nome escolhido já tem registro INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), órgão brasileiro responsável por regular o registro de marcas e patentes. 

Além disso, também é recomendável buscar se o nome tem um domínio na internet. Afinal, em um mundo digital, é essencial ter um sítio eletrônico para obter sucesso. 

5 – Use ferramentas que ajudam a criação de nomes de empresas

Se nenhuma das dicas ajudou e você ainda não conseguiu criar nomes para loja infantil, se acalme. Nem tudo está perdido!

Existem sites para ajudá-lo a criar um nome autêntico e único para sua loja infantil. O processo de criação nessas plataformas é bem simples. Em geral, você só vai precisar avaliar se as sugestões atendem às características da sua loja infantil. 

E mesmo que nenhuma das opções combine, com os sites de criação de nomes de empresas, sua mente ficará mais aberta com as ideias. Assim, é só ir trabalhando as sugestões até chegar ao nome final. 

Alguns sites que podem ajudar: Máquina de Nomes, Guru PME e Nome.me.

Viu só como não é difícil escolher nomes para loja infantil? Para ter ainda mais autenticidade no seu negócio, vale construir um portfólio completo com brinquedos diferentes, como os da Angie Care. Navegue pelo nosso blog e confira outros conteúdos para empreendimentos do setor infantil. 

Comentários

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp