nomes para loja infantil

Como escolher nomes para loja infantil? Confira 7 dicas incríveis

Se você está prestes a inaugurar uma loja, precisa saber que um dos fatores fundamentais para o sucesso do seu negócio passa diretamente pelo nome escolhido. Isso porque o empreendimento será reconhecido pelos consumidores através dele. Sendo assim, escolher bons nomes para loja infantil é imprescindível para um negócio bem-sucedido.

Por outro lado, a identidade da marca é ainda mais importante, uma vez que para se destacar em um mercado tão competitivo, nem sempre oferecer os melhores produtos pode ser suficiente para trazer bons resultados. Nesse sentido, ter uma marca criativa não deixa de ser um diferencial.

Embora esse seja um procedimento básico, é comum que alguns empreendedores sintam-se perdidos na hora de escolher o nome ideal para sua loja infantil. Pensando nisso, criamos um post para ajudá-lo a dar um nome marcante e positivo para o público em geral. Boa leitura!

1. Liste as principais informações

Antes de tudo, é muito importante registrar dados que podem ser cruciais para a definição do nome para sua loja. Sendo assim, o primeiro passo é responder às seguintes questões:

  • Quem é a sua persona?
  • Quais as características do seu público-alvo? (idade, sexo, preferências);
  • Quais serão os produtos ofertados?
  • Quais os diferenciais do seu negócio?
  • Quais os nomes dos seus concorrentes de mercado?

Após definir todos estes pontos, a tarefa de escolher um entre os nomes para loja infantil será simplificada e, consequentemente, haverá menos riscos de que o objetivo de se destacar no mercado não seja atingido.

2. Faça escolhas simples

Um problema recorrente entre os empreendedores na hora de dar um nome para o seu negócio é fazer escolhas muito complexas. Diferentemente do que algumas pessoas imaginam, nomes grandes ou difíceis podem ser prejudiciais, especialmente porque é mais difícil memorizá-los.

Nesse contexto, para não errar na escolha, prefira sempre as opções menos rebuscadas e mais curtas. Logo, descarte toda sugestão que possa incorrer em dúvidas sobre a pronúncia, gerar associações inadequadas, sobretudo quando relacionada à concorrência. Esse último é, inclusive, o cuidado mais importante. Afinal, tudo que sua empresa não quer é ser confundida com os seus concorrentes.

3. Evite associações indevidas

Como já destacamos anteriormente, definir o nome para uma marca trata-se de uma etapa primordial para qualquer negócio. No entanto, uma escolha inadequada pode gerar consequências negativas para o seu funcionamento. Sendo assim, é vital que, ao selecionar as opções listadas, sejam observadas eventuais associações negativas.

Outro ponto interessante passa diretamente pela escala do seu negócio. Ou seja, caso tenha como objetivo levar a marca para todo o país ou outros países, é preciso estar atento sobre como o nome escolhido soará para os consumidores estrangeiros, por exemplo. Sendo assim, para evitar quaisquer deslizes ou que a sua marca esteja associada a algo negativo, pejorativo ou com baixa credibilidade, é vital ligar o sinal de alerta para este ponto.

4. Atente-se à pronúncia

Escolher bons nomes para loja infantil envolve a verificação de diferentes aspectos. Nesse contexto, além de ser simples, atraente e não estar relacionado a coisas negativas, ele deve ser de fácil pronúncia. Imagine, por exemplo, o quão ruim pode ser para a imagem da sua loja ter um nome impossível de pronunciar corretamente pela maioria das pessoas.

Esse tipo de situação pode comprometer de maneira bastante significativa a gestão da sua marca, além de criar certo incômodo no cliente que sequer sabe que está falando incorretamente. Justamente por isso, é primordial evitar nomes de duplo sentido ou muito confusos, seja pela emissão dos sons ou por sua grafia pouco comum.

5. Seja criativo

O segmento de lojas infantis é cada vez mais competitivo — e os consumidores ainda mais exigentes. Sendo assim, a criatividade é a principal aliada do empreendedor que deseja se destacar da concorrência. Portanto, uma excelente estratégia é deixar a imaginação fluir na hora de escolher os nomes para loja infantil.

Além disso, para criar uma identidade única, é fundamental criar algo sem qualquer associação passada. Dessa forma, esta se torna uma ótima estratégia para colocar a sua empresa um passo à frente dos demais. Basta lembrar que as grandes marcas de sucesso são também reconhecidas por sua ousadia e criatividade na hora de escolher o nome.

6. Faça uma escolha coerente

Não é incomum ao darmos uma volta pela cidade, encontrar estabelecimentos comerciais que se identificam por nomes genéricos, como “Casa da Maria”. A primeira vista, dificilmente é possível detectar rapidamente o tipo de produto ou serviço que oferecem, especialmente quando o consumidor não entra ou conhece a loja.

Portanto, outra dica de ouro na hora de definir os nomes para loja infantil é fazer uma escolha coerente, ou seja, que facilite para o cliente identificar a área de atuação do seu negócio. 

Por exemplo, uma loja de roupas infantis com o nome “Roupa Mágica” ou uma revendedora de brinquedos pedagógicos com nome de “Planeta dos Brinquedos” não geram dúvidas em relação ao que é comercializado, aumentando assim a identificação da marca com o produto.

7. Verifique a disponibilidade do nome

Após passar por todo o processo de criação e escolha do nome para sua loja, é hora de verificar se o nome escolhido não pertence a outra marca. Para tanto, verifique junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), entidade responsável pela regulação e registros de marcas e patentes se o nome escolhido já possui registro.

Caso esteja tudo correto, faça o registro da sua marca o mais breve possível, a fim de evitar que a ideia seja plagiada e copiada por outras empresas. Além disso, outro cuidado muito importante é garantir o domínio na internet. Afinal, ter uma página na web é indispensável para o bom desempenho de qualquer organização, sobretudo em um universo digital como o nosso.

Embora simples, o processo de se dar nomes para loja infantil exige bastante atenção. Porém, com as dicas que trouxemos neste post, certamente ficará mais fácil tomar essa decisão com cautela e eficiência. Assim, as chances de ser bem-sucedido são ampliadas, já que o nome é a marca registrada de qualquer negócio.

Agora que você já sabe como escolher nomes para loja infantil, é hora de colocar a mão na massa. Se gostou dessas informações e já escolheu o nome da sua loja, descubra agora mesmo como não errar no projeto da sua fachada!

Comentários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp