indústria de brinquedos

Novo normal na indústria de brinquedos

Saiba algumas características do “novo normal” para a indústria de brinquedos e outros setores do varejo

O novo Coronavírus mudou de uma vez por todas a forma como os consumidores consomem produtos e serviços. O e-commerce foi impactado diretamente com essa mudança, passando a ser um grande canal de compras para milhões de pessoas. 

Para se ter uma ideia, o setor digital cresceu 42,31% no mês de março, em comparação ao mesmo período do ano passado. O motivo desse crescimento foi causado principalmente pela mudança no perfil de consumo e nas novas modalidades de compras dos brasileiros.

Pode-se dizer que as compras online foram a única solução para milhões de pessoas durante o isolamento. As pessoas compraram desde alimentos e bebidas até brinquedos e roupas pela internet. A tendência é que isso continue após a pandemia, devido a praticidade e comodidade que o serviço oferece. 

Muitas empresas que tinham pouca presença na internet precisaram adaptar seu negócio para as diversas possibilidades que a internet e os serviços digitais oferecem. Quem não estava preparado, teve que reagir rápido. 

Um setor que precisou se adaptar rapidamente foi a indústria de brinquedos   muitos lojistas tiveram que vender pelo e-commerce, WhatsApp e aplicativos de delivery. 

A Estrela, por exemplo, uma das empresas mais famosas do setor, viu as vendas pelo e-commerce aumentarem mais de 400%. Mudanças que aconteceriam no decorrer de anos, aconteceram em apenas três meses.

Dessa forma, é importante entender tudo o que o “novo normal” trouxe para a indústria de brinquedos. Algumas mudanças continuarão para sempre, então, continue a leitura do conteúdo para saber mais sobre o tema:

Novas funcionalidades

Estar atento quanto às novas funcionalidades do digital é um dos primeiros passos para continuar crescendo mesmo após a pandemia. 

Quem estava com seus canais digitais atualizados, não teve grandes problemas durante a quarentena, já quem não estava… 

Por isso, é importante ficar de olho nas inúmeras possibilidades que a internet oferece: seja nas redes sociais ou em uma plataforma de criação de e-commerce. Além disso, é importante se cadastrar em aplicativo de delivery para fazer entregas mais eficientes. Nesse caso, identifique a melhor opção de app para sua loja de brinquedos. 

É importante lembrar que a pandemia impulsionou as vendas pela internet de uma vez por todas. A tendência é que o consumidor continue com esses hábitos mesmo após a pandemia, com uma jornada cada mais omnichannel integração do mundo online com o offline.

Ficando de olho nessas novas características, é possível ter grandes resultados em vendas, independente do tamanho do negócio.

Digital como um investimento

O crescimento do marketing digital foi uma das grandes mudanças que o “novo normal” trouxe para as empresas de diferentes setores durante a pandemia. 

Se antes a sociedade já era dinâmica, antenada e recheada de tecnologia,  durante o isolamento isso ficou ainda mais em evidência.  

Quem ainda não está inserido no mundo online, certamente terá que revisar suas estratégias. 

Então, um dos grandes conselhos para os empreendedores da indústria de brinquedos e outros segmentos é encarar o digital como um investimento e não como um prejuízo. Isso porque vender brinquedos pela internet pode ser uma grande diferencial para o seu negócio, trazendo uma série de benefícios para a empresa, como:

  • Aproximação com os clientes;
  • Visibilidade da loja;
  • Impulsionamento das vendas;
  • Maior controle das demandas.

Internet: uma forma de conexão

Além de dar um up nas vendas de diferentes setores, a internet serviu para as aproximar as pessoas que não podiam sair de suas casas. As vídeo chamadas, lives e produção de conteúdo digital triplicaram nesta quarentena.

Isso mostra que a internet tem um grande poder de aproximação, sendo uma importante ferramenta de comunicação para as empresas. Em tempos de pandemia, essa proximidade digital ficou ainda mais importante para o consumidor, que procura respostas cada vez mais rápidas e em diferentes canais. 

Essa tendência do “novo normal” pode ser aproveitada pela indústria de brinquedos para se conectar com os clientes de maneira mais próxima e dinâmica. Por exemplo, é possível fazer um atendimento personalizado com o cliente e mostrar o que determinado jogo educativo oferece de benefício à criança.  

Há inúmeras possibilidades de aproximação oferecidas pela internet. Por isso, avalie cuidadosamente aquelas que mais combinam com o seu negócio.

Criatividade

Se antes já era necessário ser bastante criativo para se destacar na indústria de brinquedos, imagina quando a pandemia acabar?

Muitos lojistas usaram a criatividade para continuar vendendo mesmo com o isolamento. Quem não tinha presença no mundo digital, por exemplo, teve que adaptar o balcão da loja física para continuar atraindo os consumidores de alguma forma. Muitos chegaram a colocar mesas na entrada da loja para deixar os produtos em destaque. 

Isso mostra que é necessário manter a criatividade mesmo em tempos difíceis, tanto no mundo offline quanto no online. 

Vale fazer conteúdos especiais nas redes sociais, divulgar mais os brinquedos antigos que voltaram à moda, fazer sorteios e muitas outras atividades. 

Organização

A organização é um dos pontos mais importante para qualquer negócio, principalmente durante uma crise global que afeta os resultados das empresas. 

Por isso, uma das características que o “novo normal” consolidou como primordial para empresas de diferentes segmentos é a organização. Somente ela vai fazer o seu negócio caminhar e crescer, mesmo que seja a passos curtos. 

Manter sua loja de brinquedos organizada ajudará a entender melhor as demandas, o nível das vendas e o controle das finanças para não entrar em prejuízo. 

Entendeu todas as características do “novo normal” para a indústria de brinquedos e outros setores? É importante ficar de olho nesses pontos para dar continuidade ao crescimento do negócio. 

Se você gostou do conteúdo, aproveite para fazer download do material que fala sobre os brinquedos mais procurados no Brasil. Isso ajudará na hora de desenvolver insights valiosos para o seu negócio. Aproveite!

Comentários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp