o que é neuromarketing

O que é neuromarketing e como pode ser aplicado em loja para crianças

Entenda o que é neuromarketing e como usar o campo de estudo em suas estratégias de negócio

Independente do segmento, conquistar a atenção do consumidor é um desafio gigantesco. Afinal, cada pessoa é exposta diariamente a diferentes anúncios publicitários e bombardeada por inúmeras informações. 

Mas afinal, o que leva o cliente a decidir comprar determinado produto ou serviço? O preço e a qualidade são fatores importantes, mas há muitos outros fatores a serem considerados durante o processo de compra. 

A neurociência, por exemplo, é uma delas. Ao fazer um estudo científico do sistema nervoso, é possível prever o comportamento do consumidor, tendo como base o processamento de informações pelo cérebro e o impacto emocional do produto. 

Esse estudo pode ser aplicado em negócios de diferentes segmentos. No caso do mercado infantil, existe o neuromarketing que estuda a influência das crianças no processo de compra de produtos e serviços. 

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? No artigo de hoje vamos dar dicas para usar o usar o neuromarketing, além de explicar tudo sobre o método. Acompanhe a leitura:

O que é neuromarketing?

É um estudo de marketing que busca compreender os fatores envolvidos no processo de decisão de compra. O neuromarketing está pautado na aplicação de tomografia cerebral para identificar as reações geradas no cérebro humano quando as pessoas recebem determinados estímulos. A partir daí, é possível traçar estratégias e métodos que beneficiem os resultados da empresa. 

Em outras palavras, o neuromarketing é uma maneira de identificar o que o cliente pensa e utilizar isso a seu favor. São desejos, impulsos e motivações que levam a compra, ou seja, um estudo direto das reações neurológicas. 

No neuromarketing, são feitas análises detalhadas de:

  • Preferências;
  • Necessidades;
  • Experiências;
  • Emoções;
  • Memórias;
  • Cuidados
  • Percepções do consumidor. 

Mapeando as atividades do cérebro humano quando exposto a estímulos de marketing, é possível estimar a real influência neurológica que determinadas ações têm no comportamento do consumidor.

Registrado nos anos 2000 como uma ferramenta de marketing, o neuromarketing é até hoje um método utilizado para um melhor entendimento do que acontece na cabeça do consumidor quando ele decide comprar determinado produto.

Como é feito o neuromarketing na prática?

O processo de decisão de compra ocorre no subconsciente do consumidor. Por isso, não funciona perguntar diretamente a alguém se ela tem preferência por um produto, já que a resposta pode não ser absolutamente verdadeira. 

Com os métodos utilizados nessa neurociência, os pesquisadores têm acesso a uma área mais profunda do cérebro humano. Tecnologias como ressonância magnética são utilizadas para medir a atividade cerebral e ter uma resposta mais exata de como funciona o cérebro de consumidores adultos e crianças. 

Observando as atividades cerebrais do ser humano, é possível entender de que forma o subconsciente reage quando exposto a um produto X ou Y. Assim, fica claro qual alternativa produziu mais impacto, tanto positivo quanto negativo, e o que incentivou a tomada de decisão. 

Quais são as principais formas de aplicação dessa ciência?

  • Psicologia das cores;
  • Storytelling;
  • Posicionamento dos elementos em uma imagem;
  • Uso de gatilhos mentais;
  • Ancoragem de preços.

Como o neuromarketing pode ser aplicado em lojas para crianças?

Para quem tem uma loja infantil, é possível usar estudos do neuromarketing para melhorar as estratégias de venda do negócio. Saiba onde o método é mais utilizado.

Tomada de decisão

Aplicar o neuromarketing em suas estratégias de loja infantil pode potencializar os resultados em vendas. Isso porque você consegue entender o quê, de fato, influencia o consumidor a definir uma compra. Dessa forma, é possível realizar ações assertivas de marketing e comunicação que explorem esses aspectos. 

Desenvolvimento de produtos mais direcionados ao público

O neuromarketing pode ser de grande ajuda na hora de elaborar um novo produto para as crianças. Por exemplo: é possível desenvolver um brinquedo que atenda as expectativas da pessoa e que ainda a influencie a realizar a compra. Tudo de maneira mais assertiva e com maiores chances de vendas. 

Caso não seja possível desenvolver um novo produto, o neuromarketing pode entrar na hora de escolher o mix de produtos com o fornecedor. 

Campanhas mais efetivas

Fica mais fácil desenhar dinâmicas para campanhas publicitárias com a ajuda do neuromarketing, e isso vale tanto para negócios físicos quanto digitais. Isso porque o método vai entender as motivações da sua persona, auxiliando na hora de definir os formatos utilizados. Em alguns casos, o consumidor se sente mais atraído por um tipo de campanha ou anúncio. 

Melhora na experiência do consumidor

Definir ações mais eficazes por meio do neuromarketing evidencia um benefício ainda mais importante: a otimização da experiência do consumidor. Isso é de extrema importância para uma loja infantil, já que os clientes buscam cada vez mais um atendimento personalizado. Com o neuromarketing, fica mais fácil entender como criar uma experiência positiva, que gera novos leads e capta novas oportunidades de negócio.

Viu só quantos benefícios o neuromarketing oferece a seu negócio? Há inúmeras aplicações no mundo comercial, basta entender qual é a melhor estratégia para o seu estabelecimento. 

Agora que você já sabe o que é neuromarketing, navegue pelo blog da Angie e confira mais conteúdos sobre empreendedorismo para negócios do setor infantil. Temos ótimas dicas para alavancar suas vendas de uma vez por todas! 

Se você ficou com alguma dúvida sobre o neuromarketing, é só comentar aqui embaixo. Vamos responder!

Comentários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp