precificação de produtos

Precificação de produtos infantis: tudo que você precisa saber

A precificação de produtos é uma das etapas mais importantes em um negócio. Afinal, esse processo envolve diretamente a identificação de qual valor gera competitividade, atratividade e lucratividade para a empresa. 

Ao colocar um preço errado, o empreendimento pode não atender esses requisitos. Isso sem falar na perda de desempenho, já que muitos concorrentes olham com atenção para essa parte na intenção de ganhar mais clientes.

Para que a precificação de produtos seja feita da maneira correta, é preciso que o empreendedor ou líder comercial e financeiro considere todos os custos do negócio, padrões de mercado, margem de lucro desejada e, claro, a percepção de valor  dos clientes, além de outros fatores. 

Neste processo, podem surgir muitas dúvidas: vou conseguir atrair clientes? O preço que coloquei está muito caro ou barato demais? Como garantir meu lucro no final do mês e superar a concorrência?

Pensando nisso, trouxemos todas as informações de precificação de produtos infantis + dicas de como calcular o preço dos itens do seu catálogo da maneira correta. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto. 

O que é precificação de produtos?

É um processo extremamente importante que utiliza algumas técnicas que ajudam a identificar e estabelecer o preço a ser cobrado por um produto ou serviço. A precificação envolve fatores essenciais do negócio, como o custo de produção, a competitividade e a própria margem de lucro. 

Sendo assim, o preço de um produto é determinado de acordo com uma série de fatores, como o perfil do público que quer atingir, os preços dos concorrentes, impostos e o lucro que o empresário pretende atingir. 

Vale lembrar que existe uma diferença entre preço e valor. O preço é a quantia monetária que é cobrada por um produto ou serviço. Já o valor é a percepção do consumidor sobre o custo/benefício do item.  

Importância da precificação para seu empreendimento infantil

Em negócios do setor infantil, a precificação também é vital para a saúde do empreendimento. Afinal, o preço é um dos pilares de marketing que sustentam qualquer negócio. 

Basta lembrar da teoria clássica dos 4 Ps do marketing mix: Produto, Preço, Praça e Promoção fatores chave para o sucesso da empresa no mercado e para o equilíbrio financeiro. 

Além disso, a precificação de produtos infantis tem vários propósitos que contribuem para decidir o futuro da empresa, como:

  • Atender o consumidor;
  • Dizer ao mercado qual é o seu tipo de negócio;
  • Manter-se competitivo frente à concorrência;
  • Conceder descontos;
  • Gerar lucro;
  • Garantir recursos em caixa para pagar obrigações, como salários e impostos.

5 dicas para precificar os produtos da sua loja infantil

Agora que você já sabe o que é precificação, chegou a hora de entender algumas dicas efetivas para colocar preços em seus produtos infantis. É claro que alguns fatores dependem do tamanho do negócio, mas essas etapas vão ajudá-lo a entender melhor o conceito da precificação. 

Vamos lá?

#1 – Calcular o custo por unidade

O custo de produção unitário é o valor total gasto para a fabricação do produto. Esse valor é indispensável para precificar produtos e vender a preços coerentes. 

Neste primeiro momento, podemos ignorar os custos fixos no cálculo do custo de produção unitário. Isso porque os custos fixos podem estar fora do controle das operações e o principal objetivo é avaliar a eficiência da produção.

#2 – Contabilizar as despesas

O segundo passo é visualizar as despesas do empreendimento infantil, colocando na ponta do lápis os gastos fixos e variáveis. 

  • Custos variáveis: são casuais e irregulares, podendo depender do volume de venda. Exemplo: gastos com energia elétrica e emergências.
  • Custos fixos: são os custos que precisam ser pagos, independentemente do valor do faturamento, como folhas de pagamento. 

Essas despesas podem influenciar na sua precificação. Você pode diluir os custos fixos no mix de produtos e atribuir porcentagens diferentes a cada um deles. Isso permite o cálculo de uma estimativa de quantos produtos de cada tipo precisam ser vendidos para pagar a operação da empresa o que sobrar é lucro líquido. 

A outra forma é estimar um preço final que resulte em uma margem de contribuição: retirando o valor das despesas fixas e variáveis, o restante é o lucro líquido.

Em qualquer dos casos você deve incluir os valores dos impostos. 

#3 – Respeitar a margem

A margem de lucro é muito importante para que seu negócio sobreviva. Ao defini-la, você precisa respeitá-la para não ter prejuízos. 

Por exemplo, caso tenha definido um ganho de 20% sobre o custo de cada item, atente-se ao plano na hora de precificar, a não ser que a estratégia precise ser modificada. Se o item dá prejuízo, não faz sentido manter no estoque. 

É importante ter em mente: compre bem, mas venda melhor. 

#4 – Fazer cálculos de precificação de produtos

Você pode usar o cálculo de precificação de produtos para definir o valor a ser cobrado nos produtos da sua loja infantil. 

O cálculo consiste basicamente em somar o Custo de Aquisição do Produto (CA), com tributos sobre ele (Tr), com os Custos Fixos do produto (CF) e dividir por 1 menos a Margem de Lucro esperada em porcentagem.

Ou seja: PV = (CA + Tr +CF) / 1 – ML

#5 – Analisar os concorrentes

Além de usar fórmulas de preço que existem por aí, é preciso fazer uma pesquisa minuciosa dos principais concorrentes do segmento infantil: quanto vende, por quanto e para quem. 

Essa pesquisa vai te ajudar a entender melhor o ambiente que pretende entrar. Neste momento, você pode descobrir que o seu valor não está muito acima do mercado. 

Há muitas alternativas para ganhar competitividade e garantir um alto giro de estoque. 

O que NÃO fazer: erros comuns na precificação de produtos

  • Diminuir o valor para sair na frente da concorrência;
  • Não contabilizar despesas fixas;
  • Esquecer dos impostos;
  • Copiar os preços dos concorrentes.

E aí, o que achou de saber mais sobre precificação de produtos? A gente espera que tenhamos ajudado na hora de definir os valores do seu catálogo de brinquedos e itens infantis. 

Com os produtos da Angie, você consegue ótimos valores de precificação e alto giro de estoque. Clique no link para conhecer nossos brinquedos educativos ou entre em contato com um dos nossos representantes. 

Caso tenha ficado com alguma dúvida é só deixar nos comentários.

Comentários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp