Setor de brinquedos

Setor de brinquedos: como abrir um em sua loja?

Abrir um setor de brinquedos pode ser uma estratégia de sucesso para alavancar as vendas do seu negócio. Isso porque os números desse segmento não param de crescer e a tendência para os próximos anos é continuar aumentando. 

Para se ter uma ideia, somente em 2020, houve um aumento de 434,70% na categoria de brinquedos, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM). O crescimento foi impulsionado pelo isolamento social que obrigou que as famílias ficassem mais tempo em casa. Com isso, os jogos de tabuleiro e quebra-cabeças ganharam força durante a pandemia. 

A expectativa para os fabricantes é manter um ritmo de crescimento de pelo menos 3% em relação aos anos anteriores, quando a alta foi de 6%. Essa estimativa foi feita pela ABRINQ, Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos. 

Outro dado interessante é sobre a influência das crianças e o poder de compra 40% das decisões de adquirir algum produto são tomadas sem planejamento prévio. Ou seja, as crianças observam o produto nas gôndolas e fazem os pais comprarem sem hesitar. Além disso, cinco em cada 10 transações de compra online são influenciadas pelos pequenos. 

Por esses e outros motivos que muitas empresas estão apostando em um setor de brinquedos como diferencial do negócio. Afinal, as crianças têm alto poder no consumo de vários produtos, principalmente aqueles que atraem a atenção delas. 

Caso tenha ficado interessado, preparamos essas dicas sobre como montar um setor de brinquedos na sua loja física. Vale tanto para quem tem um negócio grande quanto para um pequeno comércio local. Vamos lá?

1 – Analise o público

Conhecer o público alvo é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Isso porque é apenas compreendendo bem o perfil do seu cliente que você será capaz de estabelecer estratégias e desenvolver novos objetivos, como a criação de um setor infantil no seu negócio. 

Então, uma das formas de analisar o seu consumidor é identificando problemas, dúvidas e anseios. Responda algumas questões, como: meu público consumiria brinquedos infantis? As pessoas que frequentam o estabelecimento têm filhos para gastar comigo?

Dessa forma, será possível atender o cliente da maneira certa, oferecendo os produtos que são a melhor opção para a sua necessidade. 

2 – Selecione o portfólio

Ter em mente o que você deseja vender no setor de brinquedos é uma das partes mais importantes de todo o processo. Faça uma lista de tudo que você deseja colocar à venda e busque bons fornecedores para o seu negócio, caso ainda não tenha. 

Uma dica é conferir nossa lista de brinquedos mais procurados no Brasil em 2020. Neste material, você vai encontrar vários insights do que vender no seu comércio. 

Por exemplo, brinquedos educativos são campeões em vendas pois estimulam aproximação entre pais e filhos. Então, que tal acrescentar esse item no seu portfólio de produtos? A Angie Oral Care tem um catálogo recheado de opções que você pode vender em sua loja e aumentar o giro de estoque, pois têm preços acessíveis e os pais adoram opções de brinquedos diferentes.

3 – Cuide das gôndolas

Você sabia que organizar o layout das gôndolas faz toda a diferença nas vendas? E isso não acontece só com as crianças, mas com os adultos também?

Você pode contar com a ajuda de um profissional para organizar as gôndolas ou cuidar disso você mesmo. Primeiro, é necessário organizar tudo por sessão e reforçar a atenção quando estivermos na ala infantil. 

Sabendo disso, é essencial colocar brinquedos no campo de visão das crianças, pois elas são atraídas pelo visual dos itens. Opte sempre por prateleiras mais baixas, onde elas tenham acesso a mercadoria e possam mostrar aos pais. 

Já se for coisas mais supérfluas, como doces e salgadinhos, considere posicionar exatamente onde são formadas as filas das lojas. Isso aumenta as chances de uma compra por impulso na hora de finalizar a compra no caixa. 

4 – Atente-se ao espaço

Ter espaço é fundamental quando estamos falando de um setor de brinquedos. Isso porque você precisa disponibilizar um cantinho para as crianças brincarem e descobrirem novas possibilidades com seus itens. Além disso, uma decoração infantil bem elaborada também será um diferencial na hora de captar a atenção dos pequenos. 

Uma dica é procurar uma consultoria de visual merchandising antes de abrir o seu espaço de brinquedos. Esse profissional ficará responsável por avaliar o espaço, garantir um mix completo de itens, dispor os produtos e montar tudo da maneira certa , de acordo com os seus direcionamentos. 

5 – Faça divulgações

Um dos grandes desafios para aumentar as vendas no seu setor de brinquedos é ganhar credibilidade e ser reconhecida pelo público-alvo. É neste momento que entra o marketing para construir estratégias que aumentem a visibilidade da sua loja. Algumas delas são:

  • Usar o Google Meu Negócio para ganhar relevância e atrair clientes;
  • Produzir conteúdos diferenciados para as redes sociais;
  • Interagir com os clientes nos comentários e inbox;
  • Investir em e-mail marketing;
  • Ficar conectado em plataformas de comunicação.

Vale lembrar que, no Brasil, a publicidade infantil é regulamentada por leis e órgãos reguladores. Algumas regras estão no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Código de Defesa do Consumidor, no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) e também na resolução 163 do Conanda.

6 – Mantenha o relacionamento com os clientes

Engana-se aquele que pensa que o relacionamento com o cliente acabou assim que a venda é feita. É preciso construir conexão com o público e oferecer um atendimento de pós venda, mesmo se nenhum problema acontecer. 

Por isso, invista em conversas rápidas e diferenciadas onde o cliente se sinta à vontade. Dessa forma, você fortalece a relação de confiança e ganha mais credibilidade. 

Aproveite para responder dúvidas, atender reclamações e divulgar novidades que chegarem no seu estabelecimento. 

Gostou de saber mais sobre como abrir um setor de brinquedos na sua loja ou comércio? Aqui, no blog da Angie Oral Care você encontra muitos outros conteúdos sobre o mercado infantil e indústria de brinquedos. Aproveite para ler 8 dicas de como ter a melhor loja de brinquedos da região

Não esqueça de comentar o que achou!

Comentários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp