mercado infantil

Tendências do mercado infantil para ficar de olho em 2021

2020 foi marcado pelas mudanças no mercado infantil que a pandemia do novo coronavírus trouxe. Entre elas, as que merecem destaque foram o aumento das vendas pelo e-commerce e o impulsionamento das vendas locais, por meio dos comércios de bairro. 

O “novo normal” já é uma realidade permanente para muitos estabelecimentos de diferentes setores do comércio. E, se você acha que as mudanças pararam por aí, saiba que há muitas tendências para ficar de olho no próximo ano. 

Para quem atua no mercado infantil, existem oportunidades que podem ser incorporadas ao negócio como um diferencial bastante vantajoso. Está curioso para saber quais são?

Neste conteúdo reunimos todas as tendências que vão agitar o setor em 2021. Continue a leitura para saber quais são e como aplicá-las em suas estratégias de negócio. 

Lojas interativas

 

O mundo digital é como uma revolução do varejo que tem motivado as organizações a investirem em lojas interativas. Isso significa estabelecimentos sem caixas, terminais digitais e aplicativos para enriquecer a experiência do cliente em todas as etapas do funil de compras. 

No mercado infantil, isso não é diferente. Afinal, o consumidor pode ser impactado via internet e ir até a loja física para conferir o produto pessoalmente. Nesse sentido, as lojas de brinquedos precisam funcionar como uma extensão do contato que o cliente teve via web. 

Para que isso aconteça da maneira correta, é importante incluir conexão à internet na loja, consulta de estoque digital e vendedores equipados e treinados para atender com tecnologia digital. 

Pode parecer complicado, mas quando a marca tem sua comunicação digital e offline bem construídas, não fica difícil criar uma loja interativa. 

Aumento das vendas por dispositivos móveis

 

Você sabia que mais de 80% dos brasileiros que possuem um smartphone compram online? O levantamento realizado pelo Mobile Time em parceria com a Opinion Box comprova a preferência do público pelo celular e pelos aplicativos que disputam cada vez a preferência do usuário. 

Essa tendência vai continuar nos próximos anos e você, empreendedor do mercado infantil, precisa começar a pensar em como vender seus itens por meio dos dispositivos móveis. 

Há muitas formas de fazer isso: por meio das redes sociais, anúncios em marketplaces e até aplicativos de delivery. O importante é fazer seus produtos chegarem para quem está interessado em comprá-los. 

Ah, mas antes disso, tente estudar sobre a venda de brinquedos pela internet para fazer um planejamento coerente com o seu negócio. 

Entregas no mesmo dia

 

Buscando conquistar, fidelizar e atrair mais clientes, empresas de diferentes setores criaram a entrega no mesmo dia modalidade ainda pouco praticada em que o consumidor pode receber a sua mercadoria no mesmo dia em que realizou a compra, dependendo, claro, da confirmação de pagamento. 

A principal vantagem da entrega imediata é a garantia de vantagem competitiva, que atrai clientes que buscam presentes de última hora, por exemplo. Outro benefício é o fortalecimento das relações com parceiros do negócio, já que existe a necessidade do cumprimento do prazo por parte dos fornecedores e das transportadoras. 

Vale lembrar que, antes de implantar a entrega imediata, é necessário analisar alguns pontos essenciais, como:

  • Mapeamento e formalização dos processos;
  • Gestão de estoques eficiente;
  • Parceria com transportadoras de confiança;
  • Monitoramento dos prazos;
  • Acompanhamento de indicadores de desempenho. 

Para estabelecimentos do mercado infantil é possível usar essa tendência seguindo uma linguagem de fácil entendimento, como: “brinquedos à pronta entrega”.

Personalização

 

Não é de hoje que a personalização é um dos pontos altos de qualquer estratégia de crescimento de um negócio. 

No mercado infantil, vale usar a personalização de muitas maneiras, como no atendimento ou até mesmo na hora de compartilhar novidades que chegaram na sua loja. Para isso, é importante contar com uma base de dados com todos os registros e preferências dos clientes. 

SEO

 

Estratégia clássica do marketing digital, o SEO é uma técnica excelente para posicionar a sua loja infantil online nas principais páginas de ferramentas de busca, como o Google. 

A partir de uma série de otimizações uso de palavras-chave, melhoria no tempo de carregamento do site e boa navegabilidade é possível aparecer na primeira página de resultados do Google, gerando mais tráfego e maiores números em vendas. 

É importante lembrar que o SEO continuará sendo, por um bom tempo, um dos segredos para fazer negócios na internet. Então, se você está pensando em migrar sua loja infantil para o digital, não pode deixar de lado essa tendência de e-commerce. 

Diversos métodos de pagamento

 

A globalização fez com que consumidores desejassem comprar de países diferentes. Diante dessa mudança, surgiram métodos de pagamento mais flexíveis para dar acesso a esses tipos de compras. 

Então, incorporar métodos alternativos de pagamento, como PayPal, Apple Pay e criptomoedas, é uma tendência que cada vez mais empresas estão aderindo ao seu negócio. 

Isso vale tanto para o ambiente físico quanto para o digital. É possível adaptar essas formas de pagamento independente do tamanho do seu comércio. 

Para quem atua exclusivamente no online, os métodos de pagamento flexíveis oferecem ainda mais benefícios, como um checkout mais rápido e seguro. 

Vídeos promocionais

 

Conteúdo é algo que não pode faltar na sua loja de brinquedos. Isso porque a produção de conteúdo ajuda a trazer visibilidade à marca, despertando o interesse do público e impulsionando as vendas. 

Além de textos em blogs e fotos nas redes sociais, você não pode deixar de criar vídeos para mostrar o melhor dos seus produtos. Esse tipo de conteúdo é muito eficaz para atrair clientes e gerar engajamento e confiança da sua marca, sem a necessidade de investir muito dinheiro.

Para se destacar no mercado infantil, vale criar vídeos para divulgar linhas novas de brinquedos, mostrar diferenciais de pagamento e dar dicas de presentes em datas comemorativas. 

Catálogo diversificado

 

É por meio do catálogo que a empresa apresenta seus produtos e serviços aos clientes. Por isso, investir em um catálogo diversificado e completo é uma das melhores estratégias para atingir o sucesso em vendas. 

No mercado infantil, é válido contar com brinquedos e jogos diferentes, que despertam a atenção do público. Tudo que for inovador e difícil de encontrar por aí, considere trazer para dentro do seu estabelecimento. 

Brinquedos educativos, como os da Angie Oral Care, garantem bons resultados financeiros e ainda melhoram a imagem da loja infantil, já que os consumidores percebem que a empresa se preocupa com o desenvolvimento e educação das crianças.  

Sendo assim, empresas que colocam à venda estes produtos em seu catálogo, estarão contribuindo para a formação de crianças felizes e pais mais satisfeitos.

Essas foram algumas tendências do mercado infantil para ficar de olho em 2021! Fique ligado nas novidades e notícias do nosso blog. Aqui, você encontra tudo sobre a indústria de brinquedos e comércio infantil.

Comentários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp